BAe Systems dará suporte ao radar do Navio-Aeródromo Atlântico, da Marinha do Brasil

Empresa britânica é fornecedora do equipamento ARTISAN, que é utilizado em outras embarcações da Marinha Real
Navio-Aeródromo Atlântico (MB)

A BAe Systems assinou um contrato de cinco anos para suporte do radar ARTISAN, que equipa o Navio-Aeródromo Atlântico (NAM A140), da Marinha do Brasil.

O equipamento foi instalado no navio quando ainda era o HMS Ocean, da Marinha Real, e é considerado bastante capaz e moderno – atualmente ele é utilizado por outras embarcações britânicas como seus porta-aviões, fragatas Type 23 e os novos Type 26.

Pelo acordo, a BAe fornecerá assistência à Marinha não apenas ao radar mas também ao Sistema de Combate DNA2, com fornecimento de peças de reposição, help-desk e envio de equipes de engenharia para treinamento ao Brasil.

O radar ARTISAN (BAe)

“A assinatura do contrato representa um relevante passo para garantir a plena disponibilidade do Sistema de Combate e do radar ARTISAN do Navio Aeródromo Multipropósito ATLÂNTICO. É um importante compromisso assumido pela BAE Systems com a Marinha do Brasil, não somente na manutenção da capacidade operacional do nosso Capitânia, mas também na transferência de conhecimento ao nosso pessoal”, afirmou o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.

O Atlântico foi adquirido da Marinha Real em 2018 para ser o navio-capitânia brasileiro após a desativação do porta-aviões São Paulo no mesmo ano.

Em 2020, a Marinha do Brasil alterou a denominação da embarcação, então considerada um “Porta-Helicópteros Multipropósito”, para “Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico”.

Para justificar a mudança, a força alegou que “tal alteração do tipo de navio deve-se ao fato de o meio possuir a capacidade de operar em seu convés com aeronaves remotamente pilotadas bem como com aeronaves turboélice de pouso vertical”.

Total
87
Shares
Previous Post

Força Aérea dos EUA está deslocando 12 caças F-22 Raptor para a Polônia

Next Post

KC-30 é o maior avião da história da FAB; conheça outros gigantes brasileiros

Related Posts
Total
87
Share