Boeing 777X vai para o Curaçao para voos de certificação

Widebody 777-9 de matrícula N779XX decolou do Boeing Field nesta terça-feira rumo ao Aeroporto Internacional de Hato, no Caribe

Boeing 777-9 de matrícula N779XX
Boeing 777-9 de matrícula N779XX (LunchWithLens)

Um dos três aviões Boeing 777-9 de testes decolou nesta terça-feira, 10, para um voo programado de 7 horas até Curaçao, no Caribe.

O protótipo de matrícula N779XX (BOE2) partiu do Aeroporto Boeing Field, em Seattle, às 07h40 (horário local) com destino ao Aeroporto Internacional Hato/Willemstad.

Embora a Boeing não tenha ainda divulgado informações sobre o voo, entende-se que será mais uma etapa do programa de certificação do widebody junto à FAA, a agência de aviação civil dos EUA.

Boeing 777-9 pousa em Toluca, no México

Clima quente e úmido

Os voos de certificação com os 777-9 de testes foram retomados em janeiro após uma pausa de cinco meses em virtude de trincas encontradas nos suportes dos turbofans GE9X.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A Boeing modificou as aeronaves e desde então três dos quatro aviões estão realizando vários voos entre Seattle, Everett e Moses Lake, no estado de Washington, mas é preciso operar em locais com condições diferentes.

Localizado ao nível do mar em uma região de clima quente e úmido, o Aeroporto de Curaçao possui uma pista única com 3.410 metros.

Trata-se de um ambiente similar ao do Aeroporto Internacional de Kona, no Havaí, onde a aeronave N779XY estava quando uma inspeção em 15 de agosto de 2024 encontrou as falhas estruturais.

Em agosto, pouco antes de ir para o Havaí, o protótipo do 777-9 esteve na Cidade do México, conhecida por ficar em grande altitude.

Boeing 777-9 (LunchWithaLens)

Emirates espera pelo primeiro 777-9 apenas em 2027

Durante a divulgação dos resultados financeiros do 4º trimestre, a Boeing reafirmou a meta de entregar o primeiro 777-9 para a cliente lançadora, a Lufthansa, em 2026.

O prazo, no entanto, é considerado otimista por outro importante cliente, a Emirates Airline.

A companhia aérea do Golfo Pérsico disse esperar pela aeronave apenas a partir do 2º trimestre de 2027. Ela tem ao menos que 170 pedidos da variante 777-9 além de ter selecionado também o menor 777-8.

Posts Similares