Boeing 787 e o Airbus A350 substituirão os A330 e A380 da Qantas

Companhia aérea australiana anunciou novos pedidos para 24 widebodies, com entregas a partir de 2027
Projeção do A350-1000 da Qantas
Projeção do A350-1000 da Qantas (Airbus)

A Qantas, maior companhia aérea da Austrália, anunciou uma nova encomenda de widebodies junto à Boeing e a Airbus e que inclui modelos 787 Dreamliner e A350.

Com a Boeing, a Qantas fechou um pedido de oito 787-10 e quatro 787-9, que se juntarão a outros 14 Dreamliners já em serviço, todos da versões -9.

Embora tendo menor alcance que o 787-9 (11.730 km contra 14.010 km), os 787-10 oferecerão mais assentos.

A Airbus, por sua vez, recebeu uma encomenda de 12 A350-1000, maior variante do widebody avançado. A Qantas já havia fechado um pedido semelhante pela aeronave, mas que serão usados no Projeto Sunrise, que visa implementar voos de ulta longo alcance para destinos nos EUA e Europa.

A Qantas já opera o 787-9 e agora terá também o maior Dreamliner em sua frota (Boeing)

As entregas das novas encomendas estão previstas para começar em 2027. O 787 e o A350 terão a missão de substituir a maior parte dos A330 hoje em serviço.

Os widebodies também deverão ser usados para aposentar o A380 a partir de 2032. A Qantas recolocou sete das aeronaves de dois deques em operação em 2023, em meio à retomada da demanda por viagens aéreas de longa distância.

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A Qantas anunciou o primeiro lucro anual completo desde 2019, antes da pandemia do Covid-19.

“Esses resultados mostram uma reviravolta substancial em nossas finanças e serviços durante o ano passado”, disse o CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce.

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