Boeing e Embraer podem criar uma terceira empresa

Nova proposta elaborada pela Boeing não envolve a divisão de defesa do grupo brasileiro
O acordo entre Boeing e Embraer deve ser concluído nos primeiros meses de 2020 (Airway)
Boeing e Embraer: gigante aeroespacial a caminho? (Montagem sobre imagens de divulgação)

Após recusar o projeto de transformar a Embraer em uma subsidiária da Boeing, negado sobretudo pela vontade do governo brasileiro em não ceder aos norte-americanos o controle da divisão Embraer Defesa & Segurança, a gigante dos EUA apresentou uma segunda proposta que parece ter agradado ao fabricante brasileiro e os políticos em Brasília.

No programa Dia a Dia da Economia, da Rádio CBN, a jornalista Miriam Leitão afirmou que a nova proposta da Boeing é a criação de uma terceira empresa envolvendo as divisões da Embraer que são de interesse dos americanos, exceto a parte de artigos militares, considerada estratégica pelo governo brasileiro.

Segundo a jornalista, essa nova empresa pode envolver o controle das divisões de aviação comercial e executiva da Embraer. Miriam ainda acrescentou que a Boeing tem planos de contar com a participação de equipes da fabricante brasileira no desenvolvimento de um novo avião – possivelmente o projeto NMA, já chamado pela mídia de “797”.

A primeira proposta oferecida pela Boeing, de comprar o controle da Embraer, exigiria que o governo brasileiro negociasse suas ações preferencias da empresa brasileira, as “golden shares”, ações que dão ao portador poder de decisão em negociações.

A negociação para a criação de uma forma de parceria entre a Boeing e Embraer foi motivada principalmente após a Airbus, em outubro de 2017, comprar os direitos do programa de jatos C Series, da canadense Bombardier e principal concorrente dos jatos regionais da fabricante brasileira.

Veja mais: Juntas, Boeing e Embraer podem criar super grupo aeroespacial

Total
0
Shares
1 comment
  1. Sem rever as isenções concedidas nos últimos anos no código tributário, não há como efetuar qualquer reformas na previdência, os empresários só estão pagando tributos com acenos governamentais…

Comments are closed.

Previous Post
A Airbus realizou recentemente o primeiro teste de voo com o táxi voador Vahana (Airbus)

Airbus completa primeiro voo com o táxi-aéreo autônomo Vahana

Next Post

Super Tucano é um dos finalistas em concorrência da Força Aérea dos EUA

Related Posts