Boeing encontrou rachaduras em 777-9 que está sem voar desde 2021

Quarto protótipo WH004 que voou pela primeira vez em setembro de 2020 também apresenta problemas em ao menos um motor, diz revista
Boeing 777-9 WH004/N779XZ (LunchWithaLens)
Boeing 777-9 WH004/N779XZ (LunchWithaLens)

A Boeing encontrou o mesmo tipo de rachadura nos suportes dos motores do 777-9 de matrícula N779XZ, também conhecido como WH004.

Fontes da Aviation Week confirmaram que ao menos um das estruturas que dão suporte os motores está danificada. O problema foi encontrado nos outros três 777X usados na certificação do widebody.

A aeronave de testes WH004, pintada apenas na cor branca, é a mais nova da frota da fabricante, tendo voado pela primeira vez em setembro de 2020, mas está no chão há quase três anos, desde novembro de 2021.

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A Boeing tem utilizado o WH003 (N779XY) para os voos de certificação junto à FAA e foi após um desses ensaios em 15 de agosto que uma inspeção encontrou peças fatigadas nos montantes dos motores.

O imenso motor GE9X, maior turbofan do mundo
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A descoberta motivou ao aterramento da aeronave desde então. De acordo com a Aviation Week, os montantes são fornecidos por terceiros, mas a Boeing ainda não divulgou exatamente qual parte foi afetada.

O 777X é equipado exclusivamente com o novo turbofan GE9X e é fixado às asas por meio de dois apoios. Até o momento, a fabricante não havia divulgado uma previsão sobre a retomada dos voos aos seus clientes, disseram fontes da revista.

Dúvidas sobre prazo de entrada em serviço

Após um longo tempo de espera, a Boeing obteve aval da FAA em julho para iniciar os voos de certificação. Atualmente o 777-9 WH003 está parado no Havaí, onde estavam ocorrendo os voos com equipes da autoridade de aviação civil dos EUA.

O plano da Boeing era conseguir a certificação de tipo do 777-9 no final do ano que vem e iniciar as entregas para a Lufthansa e Emirates logo em seguida.

O Boeing 777-9 N779XY, que fez o primeiro voo de certificação com a FAA
O Boeing 777-9 N779XY, que fez o primeiro voo de certificação com a FAA

Ainda não está claro se o novo imprevisto irá impactar o já atrasado cronograma de desenvolvimento.

Com capacidade para levar cerca de 430 passageiros em duas classes, o 777-9 pode voar distâncias de até 13,500 km. Ele é tido como uma alternativa mais eficiente aos antigos quadrimotores 747 e Airbus A380.

Há ainda duas outras variantes, o 777-8, com capacidade para 395 passageiros e autonomia de 16.200 km, e o cargueiro 777-8F, que pode levar até 112 toneladas de carga.

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