Boeing pediu para companhias aéreas checarem assentos de pilotos do 787

Segundo o The Wall Street Journal, um comissário de bordo da LATAM Airlines teria acionado o botão que moveu assento do piloto e empurrou o manche para frente, causando um mergulho repentino
O Boeing 787-9 CC-BGG envolvido no incidente
O Boeing 787-9 CC-BGG envolvido no incidente (Anna Zvereva)

A Boeing solicitou aos operadores do 787 Dreamliner que verifiquem os assentos da cabine de comando da aeronave após o incidente com um jato da LATAM Airlines em 11 de janeiro.

O 787-8 de matrícula CC-BGG passou por um mergulho repentino em voo, ferindo passageiros e tripulantes, o que a companhia aérea chamou de um “movimento forte”.

Dias atrás, o site The Air Current revelou por meio de fontes que a principal suspeita envolvia em um acionamento involuntário do ajuste longitudinal do assento do piloto.

Nesta sexta-feira, 15, o The Wall Street Journal foi mais categórico ao revelar que um comissário de bordo estava na cabine para servir uma refeição e apertou um botão que moveu o assento para frente.

Cockpit do Boeing 787
Cockpit do Boeing 787 (Alex Beltyukov)

O movimento atingiu o manche que, deslocado, fez a aeronave apontar para baixo, iniciando uma descida íngreme, logo controlada pela tripulação.

Equipamento não seria usado quando piloto está no assento

Segundo relatos do WSJ, evidências preliminares da investigação apontam que o equipamento normalmente é coberto e não é usado quando o piloto está no assento.

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O incidente ocorreu durante a rota entre Sydney e Auckland, primeira etapa do voo LA800, com destino final em Santiago do Chile.

O jato CC-BGG teve os gravadores de voz e dados retidos pela autoridade de aviação da Nova Zelãndia. O 787-8 da LATAM voltou para o Chile na quinta-feira.

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  1. Nao seria responsabilidade da fabricante vistoriar???
    Por isso tenho evitado Boeing…..aumentando muito nos ultimos meses problemas ao redor do mundo.

  2. Melhor esperar para ver a análise das caixas pretas. Por ter sido pioneiro em sua classe, o 787 vem pagando um preço significativo mas tudo indica que esse incidente não tem nada a ver com o projeto do avião, afinal é o modelo mais vendido de 02 corredores (não sei dizer se já ultrapassou o 777 em vendas e operação) e há centenas operando diariamente, sem problemas. É esperar para ver. Infelizmente, os problemas com a nova geração do 737 mancharam a reputação da fabricante e ela tem que agora correr atrás para limpar seu nome e solucionar, de uma vez por todas, os problemas existentes, principalmente com a Spirit Aerosystems que, curiosamente, fabrica componentes para outras empresas mas, coincidentemente, só os da Boeing vem apresentando problemas de montagem. E eu viajo de Boeing.

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