A Boeing confirmou nesta quinta-feira, 17 de agosto, o recebimento do jato MD-90, que será convertido no avião de testes X-66A, destinado a avaliar o conceito da asa treliçada transônica (em inglês, Transonic Truss-Braced Wing – TTBW). A adaptação da aeronave faz parte do projeto Sustainable Flight Demonstrator (Demonstrador de Voo Sustentável) da NASA.
O antigo jato comercial da McDonnell Douglas (marca incorporada pela Boeing na década de 1990), proveniente de Victorville, voou até a unidade da Boeing em Palmdale, na Califórnia, onde passará por modificações para incorporar o conceito TTBW.
O X-66A é mais um dos “X-Planes” da NASA, sendo o pioneiro em auxiliar a indústria aeroespacial dos Estados Unidos a atingir a meta de emissão líquida zero de gases de efeito estufa. Segundo a fabricante, a transformação da aeronave deve começar em breve, e os testes em solo e de voo têm início programado para 2028.
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“Este é um marco importante no projeto Sustainable Flight Demonstrator, reforçando o compromisso da Boeing com a sustentabilidade e avançando no processo de avaliação e validação do projeto de asas TTBW”, declarou Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing.
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O MD-90 com registro N931TB enviado para a modificação foi entregue originalmente à companhia China Northern Airlines, em 1999. A aeronave ainda voou em serviço com China Southern Airlines e a Delta Air Lines até ser adquirido pela Boeing em 2021.
Asas ultrafinas
O conceito TTBW consiste em asas ultrafinas e de maior envergadura sustentadas por suportes. Segundo a Boeing, essa tecnologia, aliada a outros avanços tecnológicos esperados, podem reduzir o consumo de combustível e as emissões dos aviões em até 30%.
Embora pareça uma novidade, a Boeing e a NASA estudam esse conceito há mais de um década por meio do Programa Subsonic Ultra Green Aircraft Research (Pesquisa de Aeronaves Ultraverde Subsônicas, ou SUGAR na sigla em inglês).
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“Nós da NASA estamos animados para iniciar o trabalho com a Boeing na aeronave X-66A no projeto Sustainable Flight Demonstrator, que faz contribuições importantes para a aviação atingir a sua meta de zero emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050”, disse Ed Waggoner, vice-administrador associado de programas desenvolvidos pela NASA Aeronautics Research Mission Directorate.