A United Airlines confirmou nesta quarta-feira, 17, que chegou a um acordo com a Boeing em 14 de abril para ser indenizada pelos problemas que afetam o 737 MAX.
A companhia aérea, uma das maiores dos EUA, afirmou que a fabricante irá pagar uma soma não revelada para cobrir danos financeiros causados pelo aterramento dos seus 79 aviões 737-9, solicitado pela FAA, a agência de aviação civil do país.
As aeronaves tiveram que passar por inspeções após um 737 MAX 9 da Alaska Airlines ter perdido um tampão de porta em pleno voo em janeiro.
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Em seu relatório de resultados do 1º trimestre, a United Airlines havia admitido um prejuízo de US$ 200 milhões pela paralisação da frota de aeronaves da Boeing.
“Em 14 de abril de 2024, a empresa celebrou acordos confidenciais com a Boeing com relação à compensação por danos financeiros incorridos no primeiro trimestre de 2024 devido ao encalhe da aeronave Boeing 737 MAX 9 pela Administração Federal de Aviação”, disse a United.
Atraso do 737 MAX 10
Além do problema com 737-9, a companhia aérea também relatou um acordo com a Boeing para compensar o atraso na certificação do 737 MAX 10, maior variante da aeronave e que tinha previsão de entrada em serviço em 2024.
Segundo a United Airlines, a compensação oferecida pela Boeing será feita por memos de crédito para uso em futuras aquisições de aeronaves.
![Primeiro 737 MAX 10 da United Airlines](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2022/11/737-max-10-united-960x640.jpg)
“A companhia planeja contabilizar esses acordos como uma redução na base de custo das aeronaves Boeing 737 MAX 9 entregues anteriormente e entregas futuras das aeronaves MAX 9 e MAX 10 que, espera-se, reduzam as futuras despesas de depreciação associadas a estas aeronaves”, acrescentou a transportadora.
A despeito do acerto com a Boeing, a United decidiu expandir sua frota de Airbus A321neo, aeronave rival do 737 MAX 10, enquanto converteu parte dos pedidos do modelo para a versão 737-9.
A Boeing já havia acertado um acordo com a Alaska Airlines em março em que indenizou a empresa aérea em cerca de US$ 160 milhões como uma compensação inicial.
Espera-se que outros clientes como Aeromexico e Copa Airlines também sejam compensados pelos problemas com o 737 MAX 9 em breve.