Bombardeiro B-52 deve ganhar nova designação após troca de motores e radar

Veterana aeronave da Boeing receberá novo turbofan e radar nos próximos anos para continuar em serviço na Força Aérea dos EUA
Bombardeiro B-52H (USAF)

O veterano bombardeiro estratégico B-52 pode receber uma nova designação após passar por uma atualização de motores e aviônicos contratada pela Força Aérea dos EUA (USAF).

Segundo a Air Force Magazine, a aeronave da Boeing poderá ser rebatizada como B-52J ou B-52K após receber os novos turbofans Rolls-Royce F130 e o radar APG-79B4.

Atualmennte, a USAF opera o B-52H, a variante mais recente do Stratofortress, mas que foi introduzida em 1961 após a substituição dos turbojatos J57 pelo turbofan TF-33.

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Segundo o anuário World Air Forces 2022, existem 76 bombardeiros B-52 ativos na Força Aérea e acredita-se que a maior parte deles passará pelo processo de atualização.

Em setembro de 2021, a USAF selecionou a Rolls-Royce para fornecer 608 turbofans BR725, os mesmos utilizados por jatos executivos da Gulfstream e Bombardier, e que foram renomeados como F130.

O B-52 continua em operação nos EUA mesmo após 60 anos de seu primeiro voo (USAF)
O B-52 continua em operação nos EUA mesmo após 60 anos de seu primeiro voo (USAF)

Radar AESA

Os primeiros B-52 convertidos deverão voar em 2025, com o primeiro lote de aeronaves concluído em 2028 – as conversões deverão ocorrer até 2035.

Líder do programa, o coronel Louis Ruscetta afirmou que a Força Aérea pensa em renomear os primeiros B-52 a receber o radar APG-79B4 como B-52J e então B-52K quando eles forem equipados com os novos motores da Rolls-Royce.

O novo radar é o mesmo utilizado pelos caças F/A-18 da Marinha e é do tipo AESA (Active Electronically Scanned Array), mais eficientes e capazes.

O B-52 deve completar um século em operação contínua na USAF, ao lado do B-21 Raider, novo bombardeiro furtivo que está em desenvolvimento pela Northrop Grumman e será apresentado neste ano.

 

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