Bom com aviões, nem tanto com a bola nos pés: conheça o time de futebol da Airbus

Clube de futebol do País de Gales fundado em 1946 tem sua história ligada intrinsecamente à aviação
The Airfield: o estádio do Airbus UK Broughton FC fica ao lado de uma fábrica da Airbus (Reprodução/Daily Post)

Os aviões da Airbus nós sabemos que são bons, já o time de futebol… Patrocinado pelo grupo aeroespacial europeu há muitos anos, o Airbus UK Broughton FC é um clube de futebol do País de Gales que é mais antigo que a própria fabricante de aeronaves.

Sediado em Broughton, Flintshire, o clube joga suas partidas em casa no The Airfield, um estádio com capacidade para 2.000 espectadores. A “arena” do time galês fica bem ao lado do aeródromo da onde funciona uma fábrica de asas da Airbus. Não por acaso, o apelido da equipe é “The Wingmakers” (Os fabricantes de asas, em português).

Apesar da marca Airbus estampada no escudo do clube, quem fundou a equipe foram funcionários da extinta fabricante de aviões britânica Vickers-Armstrongs, em 1946. O time, chamado Vickers-Armstrongs FC, foi criado para disputar a liga industrial de futebol amador em Gales.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em 1963, a Vickers-Armstrongs foi adquirida pela British Aircraft Corporation (BAC), e o clube foi rebatizado como BAC FC. Em 1977 o time mudou de nome outra vez, quando BAC se fundiu com outras empresas para formar a British Aerospace, e a equipe passou a se chamar British Aerospace Broughton FC. E haveriam mais mudanças, no mesmo ritmo que a indústria aeronáutica britânica se transformava.

Em 1995, a British Aerospace se fundiu com outras empresas para formar a BAE Systems. O clube então mudou seu nome para Airbus UK FC, em homenagem à Airbus, que havia se tornado uma acionista majoritária da empresa de tecnologia britânica. Em 2011, o clube mudou seu nome novamente, para Airbus UK Broughton FC, para destacar sua relação com a fábrica da Airbus em Broughton.

O lele, O lala, o Airbus UK Broughton FC vem aí…

Não encontramos cantos da torcida do Airbus UK Broughton FC, mas suas glórias são conhecidas. O time joga atualmente na Cymru North, a segunda divisão do futebol galês. O clube já venceu a Cymru Alliance, a antiga série B do campeonato galês, três vezes, em 2004, 2007 e 2009. Em 2010, o clube também venceu a Welsh Cup (equivalente a Copa do Brasil), o principal torneio eliminatório do país. Isso permitiu que o time da Airbus disputasse a Liga Europa da UEFA na temporada seguinte, onde enfrentou o FK Ventspils, da Letônia, mas acabou sendo eliminado.

O escudo do Airbus UK Broughton FC tem a figura de um A380 (Divulgação)

Durante seu tempo no Cymru Premier (a primeira divisão do futebol galês), o Airbus UK Broughton intercalou momentos de importantes conquistas com intensas lutas contra o rebaixamento. O clube se classificou para o campeonato europeu em 2013 como vice-campeão do torneio, repetindo o feito na temporada seguinte e aparecendo na Liga Europa pela terceira vez consecutiva ao conquistar a terceira posição em 2015. Porém, na temporada 2016-2017 a equipe foi rebaixada para a série B do galês e não subiu mais. Mas festa continua.

O clube tem uma forte relação com a indústria aeronáutica local, e muitos de seus jogadores e torcedores trabalham na fábrica da Airbus em Broughton. Além disso, o clube também apoia a comunidade local, participando de eventos e arrecadando fundos para instituições de caridade.

Jogadores históricos do Airbus UK Broughton FC

Um dos jogadores mais icônicos do clube é o galês Mark Allen, que atuou como zagueiro pela equipe de 1988 a 2001 e novamente de 2005 a 2011. Allen é considerado um dos maiores jogadores da história do time, tendo jogado mais de 400 partidas pelo Airbus UK Broughton FC. Ele também esteve presente na conquista da Cymru Alliance em três ocasiões, em 2004, 2007 e 2009.

Atletas do Airbus UK Broughton: equipe tem jogadores profissionais e amadores (Divulgação)

Outro jogador notável é Tony Cann, outro galês que jogou pelo clube de 1993 a 2001. Cann é o jogador com o maior número de partidas pelo clube, com mais de 500 aparições em todas as competições.

Já o maior artilheiro do time da Airbus é o galês Dave Taylor, que jogou pelo clube de 1985 a 1991 e novamente de 1995 a 1998. Taylor marcou um total de 136 gols em suas duas passagens pelo clube.

Total
0
Shares
Previous Post

Rio-Sul, a regional com DNA da VARIG

Next Post

Aerolíneas Argentinas recebe primeiro Boeing 737-800BCF cargueiro

Related Posts
Total
0
Share