Breeze Airways recebe primeiro E195 ex-Azul

Aeronave recebeu o prefixo N190BZ e foi entregue à nova companhia aérea de David Neeleman em 30 de dezembro
Projeção do E195 da Breeze (Divulgação)

A Breeze Airways já conta com um avião em sua frota. A nova companhia aérea low-cost de David Neeleman (fundador de empresas como JetBlue e Azul) recebeu seu primeiro Embraer E195 no dia 30 de dezembro passado.

A aeronave fazia parte da frota da Azul Linhas Aéreas, onde operou com o prefixo PR-AUB até 2019. Com quase 7 anos de uso, o jato foi arrendado pela Elevate Captial Partners e fará parte da frota de apoio da Breeze, que terá no novo A220-300 a base de sua malha de voos.

A Breeze e a Azul haviam acordado anteriormente no repasse de 30 E-Jets de primeira geração já que a companhia aérea brasileira pretendia acelerar a renovação da frota com o E195-E2, do qual tem 51 pedidos firmes, além de contrato de arrendamento com a AerCap. Mas a pandemia acabou obrigando a Azul a postergar o programa de modernização.

Enquanto o E195 prefixo N190BZ continua longe dos holofotes, dois jatos E190AR foram flagrados já com a pintura da Breeze no Juan Santamaría International Airport, em San Jose, Costa Rica. As aeronaves voavam na Air Canada e foram arrendadas pela Nordic Aviation Capital.

Low cost diferente

Neeleman tem descrito a Breeze como uma companhia de baixo custo diferente, que atenderá rotas ponto a ponto onde outras empresas ignoram a demanda. Para tornar os voos atraentes, o executivo promete um serviço automatizado onde o passageiro conseguirá customizar sua viagem em níveis nunca vistos na indústria.

A estreia da Breeze ocorrerá em 2021, porém, não há uma data oficial ainda. A companhia está contratando funcionários, incluindo tripulantes, no momento, e acredita-se que as primeiras rotas sejam iniciadas em meados deste semestre. Na segunda metade do ano, a empresa receberá seus primeiros A220, que ficarão responsáveis por voos em destinos de maior demanda e localizados nas regiões costeiras dos EUA.

O primeiro E195 da Breeze quando ainda voa na Azul com o prefixo PR-AUB (Gabriel Magacho/CC)

Veja também: Companhia aérea de Myanmar inicia operações com o Embraer E190

Total
46
Shares
Previous Post

China Airlines é mais uma companhia a aposentar o Boeing 747

Next Post
Pilatus PC-24: avião pode pousar em pistas austeras, como aeródromos de terra batida

Jato executivo “off road”: Pilatus PC-24 chega a 100 entregas em menos de três anos

Related Posts