British Airways pode fazer nova encomenda do Airbus A380

Após negócio com a Emirates reanimar vendas do gigante da Airbus, companhia aérea britânica negocia nova encomenda
A380 da British Airways (Aleem Yousaf/Wikimedia)
A380 da British Airways: nova encomenda a caminho? (Aleem Yousaf/Wikimedia)

Foram anos de vacas magras sem a encomenda de uma mísera unidade, mas eis que o A380, maior avião de passageiros da história, voltou a gerar mais um negócio para Airbus. A Emirates acabou anunciando uma nova encomenda de 36 exemplares do jato na semana passada, dando um novo alento ao programa que estava ameaçado de encerramento.

Nem bem o negócio foi digerido e agora surge o rumor que a British Airways estaria negociando um segundo pacote de A380 com a Airbus. De acordo com a agência Bloomberg, que cita uma pessoa envolvida nas conversas, a companhia aérea britânica, que estudava a opção de conseguir seis a sete unidades do quadrirreator de segunda mão, mudou de ideia e pode comprar uma nova batelada de A380 novinhos em folha.

De fato, John Leahy, o poderoso chefão da Airbus, revelou na mesma Bloomberg que estava seguro de uma nova encomenda do A380, além do negócio com a Emirates. Nem a companhia nem a fabricante quiseram comentar a informação.

Pistas congestionadas

A necessidade da British está associada ao limite de capacidade do aeroporto de Heathrow, em Londres, e mais movimentado da Europa. Com apenas duas pistas paralelas operando, o aeroporto é o principal hub da companhia, por isso ter aviões com maior número de assentos pode permitir que ela amplie a oferta sem precisar de novos slots. O principal foco está nas rotas para os Estados Unidos, que ainda tornam o Boeing 747 uma avião viável (além do próprio A380).

Atualmente, a British Airways tem 12 A380 em sua frota além de 36 unidades do Boeing 747-400. Se a empresa realmente confirmar um novo pedido o que parecia uma aposentadoria precoce pode se transformar numa longa carreira na aviação comercial.

Veja também: Delta encerra carreira com o Boeing 747

Total
0
Shares
Previous Post
Embraer E195 "Brasil" (Gianfranco Beting/Azul)

Frota de aeronaves no Brasil registrou sensível crescimento em 2017

Next Post
Os modelos da ATR são os turbo-hélices mais procurados pela aviação regional (Azul)

ATR planeja desenvolver novo avião comercial

Related Posts