C-767 é o novo avião de transporte da FAB

Boeing 767, que foi arrendado pela Força Aérea Brasileira, está pronto para ser entregue e receberá a matrícula 2900
O Boeing C-767 2900 pronto para ser entregue à FAB (reprodução: Fórum Aeroentusiastas)
O Boeing C-767 2900 pronto para ser entregue à FAB (reprodução: Fórum Aeroentusiastas)
O Boeing C-767 2900 pronto para ser entregue à FAB (reprodução: Fórum Aeroentusiastas)
O Boeing C-767 2900 pronto para ser entregue à FAB (reprodução: Fórum Aeroentusiasta)

Está pronta a mais nova aeronave da Força Aérea Brasileira. Designado como C-767, o Boeing 767 arrendado pelo Brasil foi finalizado por uma empresa americana e deve seguir para a base aérea do Galeão nos próximos dias. Com a numeração 2900, o novo avião de transporte da FAB é uma solução temporária após a aposentadoria dos KC-137, os famosos “sucatões”.

Na FAB, ele será responsável por diversas funções “como troca do contingente militar brasileiro que atua nas missões de paz no Haiti e no Líbano, o eventual transporte de delegações e contingentes militares nos Jogos Olímpicos Rio 2016, resgate de nacionais em áreas de conflito, atividades científicas e humanitárias”, disse o comunicado da Aeronáutica no início do mês.

A aeronave alugada pela FAB por três anos e renovável por mais um foi fabricada em 1992 e voou em três companhias. Foi entregue nova para a Martinair Holland onde voou por quase 20 anos. Em 2013, foi usada pela empresa grega SkyGreece Airlines onde teve uma curta passagem pela Air Madagascar. Com o fim das operações da SkyGreece, o 767 estava parado desde agosto do ano passado.

De acordo com a FAB, o 767 foi um investimento de US$ 20 milhões e a meta é utilizar o avião durante os Jogos Olímpicos, em agosto.

Programa KC-X2

A chegada do C-767, no entanto, não resolve a necessidade da Força Aérea Brasileira em ter em seu inventário um avião próprio para transporte e reabastecimento aéreo, previsto no programa KC-X2. A licitação para adaptação do mesmo modelo Boeing 767 para o padrão KC-767, capaz de reabastecer aviões em voo, foi vencida pela empresa IAI, de Israel, em 2013, mas não há previsão de quando  o governo federal assinará o contrato que prevê a conversão de três aeronaves.

Enquanto isso, apenas o lento C-130 Hercules está apto a reabastecer os caças atualmente.

Fotos publicadas no fórum Aeroentusiasta

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  1. Viva as Olimpíadas, a festa, o pão e o circo. Quem vota mal sofre e faz sofrer os que votam corretamente. Vamos desperdiçando até virar uma grande Venezuela misturada com Cuba…

  2. ok, a atualização dos aviões é necessária. Mas porque alugar? O Brasil tem capacidade de comprar as aeronaves.

  3. Olá Fábio! Fábio não me recordo de investimentos feitos em governos anteriores ao do PT. Você se lembra de algum?
    Não é defesa, mas estes chavões sobre a Venezuela e sobre Cuba, acredito que já estão fora de moda.
    Vamos tratar de fatos e não de falação.
    Como eu não me lembro de investimentos antes deste governo eu pergunto. Ok.

  4. Meu amigo, deixa essa síndrome de vira-lata sair desse corpo.
    Uma coisa nada tem a ver com a outra. A aeronave é perfeitamente adequada ao uso a que se propõe. Um pais que tem pessoas pensando contra o tempo todo é um pais em rota de colisão consigo mesmo. O que tem a ver Cuba ou a Venezuela com o assunto???

    a REPORTAGEM ESTÁ OTIMA!!

  5. O KC 390 não irá assumir o papel de abastecedor ou ainda assim será necesário um 767 para este papel?

  6. Prezado Ricardo Meier:

    “Na FAB, eles será responsável por diversas funções.. ”

    há aqui um erro de concordância amigo. Reitere a frase para:
    Na FAB, eles serão responsáveis por diversas funções..

  7. Prezado Fábio, você poderia nos confidenciar qual foi o candidato de quem “votou certo?” Grato !

  8. Que pobreza, gente… Trocaram uma cueca furada e esgarçada por uma desbotada alugada e tingida.

  9. E o dinheiro do povo cada vez mais bem empregado. Viva o congresso nacional…um brinde ao nossos ministérios.

  10. que bizzarro, país incapaz de ter seus próprios aviões, ter que alugar? isso cheira corrupção… país atravessando a barreira da mediocridade…

  11. quem votou “certo” tambem votou em alguém que criticava os errados, mas bebia água da mesma fonte. resumindo, ninguém votou certo

  12. Pergunta de leigo, não a faço com ironia nem nada disso.
    É realmente lógico alugar por três anos uma aeronave já com 24 anos de idade e que tenha passado por tantos donos? É, acima de tudo, seguro?
    Não compensava comprar uma aeronave nova?

  13. Carlos Eduardo, apoiado ! O que falta aos brasileiros são escolas de qualidade, educação de qualidade. Sem isso teremos muita ignorância.

  14. Só o governo brasileiro mesmo para arrendar uma aeronave com 24 anos de idade … vai virar outro “Sucatão” logo logo.

  15. Quais caças cara pálida? Os velhos AMX, F5 e Mirages estão parados por falta de manutenção…o programa FX quase parando…então vamos reabastecer o que? Em breve teremos o KC390 capacitado para reabastecer, cargueiro e atendimento humanitário. Então não precisamos destes aviões para ficar carregando autoridades, que por sinal deveriam usar aeronaves de carreira…

  16. Quanta desinformação. A maioria das empresas, senão todas, não compra avião. Faz leasing. Exatamente para não ficar com um “sucatão” durante tanto tempo.

    Quanto ao comentário referente à “cubanização” ou “venezualização” do Brasil, caberia um pouco mais de bom senso estudo mais profundo, através de fontes alternativas de informação senão aquelas na norte-america, para se entender o que ococrre na America Latina hoje. Somos, pela ajuda inestimável de pessoas como essas, um quintal mal cuidado dos EUA. Um pouco de estudo de história também cairia bem.

  17. 20 anos de uso intensivo, mas 3 anos de uso na Air Madagascar, mais uns 3 anos parado, mais 2 anos em manutenção e o tempo de fabricação, putzz essa aeronave tem quase 30 anos…esse Brasil é uma favela mesmo!!!! assim não dá, assim não pode..

  18. Julio, como vc deve ter lido, é um avião velho, com pouca vida útil…é um quebra galho, para ser usado em 4 anos. então é melhor alugar e se isenta de vários custos de manutenção etc.

  19. A Transbrasil faliu. Havia dois 767 em uso que ficaram inicialmente num hangar em BSB… A dívida maior da empresa era com o governo. Por que não arrestaram aqueles aviões quando a transbrasil faliu…? Deixaram os aviões virarem sucata depois de mais de 10 anos abandonados.

  20. Com o dinheiro que foi desviado do governos e das estatais daria para comprar uma frota desses aviões….

  21. Marcos Policarpo, infelizmente para vc, chavões sobre a Venezuela não estão fora de moda não. Você verá cada vez mais (más) notícias sobre aquele país.

  22. Aeronaves não são como carros. um avião com 20 anos é ainda novo para os padrões aeronáuticos. O KC-390 não terá capacidade de transportar tanto combustivel e ir tão longe quanto o KC-767. No quesito “reabastecimento em voo” são aplicações diferentes e distintas. um complementa o outro. A questão de alugar está relacionada ao fato de o governo ainda não ter liberado dinheiro para compra, já que o custo de aquisição é consideravelmente maior que o de arrendamento. E se em todos os casos fosse melhor comprar, não existiriam várias companhias aéreas arrendando aviões para voar. tudo depende….

  23. Não compensa comprar uma aeronave para ser usada só por 3 anos. A Embraer já está desenvolvendo aviões para esta função e que serão novos e de fabricação brasileira. Uma aeronave dura muito mais que 20 anos.

  24. O LIXÃO DE 40 ANOS 35 PAISES, 125 BILHÕES DE KM RODADOS, SUBSTITUINDO NOSSO FAMOSO SUCATÃO….LIXÃO SUCATÃO COMBINA BEM COM NOSSA NAÇÃO….

  25. Fiz algumas viagens neste sucatão na decada de 90, até que foi legal e sem qq susto, afinal a manutenção dada pela FAB sempre foi muito boa!
    Vou sentir saudades!!!

  26. Que vergonha isso sim, um pais como o BRASIL não tem condições de ter uma aeronave NOVA ??? tem que usar aeronave de mais de 20 anos dos outros? Parem de roubar o povo com corrupção que sobra dinheiro para fazer o que é o certo isso sim, não tenho orgulho desse NOVO SUCATÃO não!!!

  27. Temos a Embraer que é uma empresa nacional. Porque a FAB não comprou o avião deles? Se queria alugar, também deveriam ter alugados deles…

  28. Estejam seguros que a FAB fez uma abrangente análise de custo X benefício, considerando todas as variáveis, cenários, possibilidades e disponibilidade financeira. Assim, é lógico que a questão compra X arrendamento foi devidamente considerada. Só não terá sido a melhor opção se tiver havido ingerência política, contrariando os estudos técnicos da FAB.

  29. Alguém poderia dizer-me como votar certo. É possível encontrar uma lista de políticos não corruptos?

  30. SE OS COMENTARISTAS TIVESSEM UM CONHECIMENTO MELHOR DE AVIÕES E DA FAB …….SERIA POSSÍVEL LÊ-LOS SEM FICAR ABISMADO PELA IGNORÂNCIA DO ASSUNTO …..

  31. Marcos Policarpo, houve investimentos sim, a remotorização dos T-25 que proporcionaram e ainda proporcionam um avião de treinamento inicial dos cadetes da AFA, os programas de modernização dos AMX e C-95 tiveram inicio no governo anterior ao do PT, é bem verdade que acabou sendo realizado no governo PT, mas os estudos e homologações são anteriores, a modernização e até compra dos Esquilos da FAB e da Bavex foram no governo anterior. logo …

  32. Roubo atrás de roubo e tem que alugar o 767 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Viva o governo brasileiro.

    Ainda bem que queimei meu titulo eleitoral

  33. Certamente, nossas “competentes” autoridades, tomaram a melhor decisão para o bem estar do país.Acredito 100% em nossas transparentes e magníficas autoridades…é de chorar.

  34. O pior eh ouvir asneiras falando q aviao de 20 anos eh aviao velho… ja fiz manutenções em máquinas da decada de 60 e melhores que nuitas maquinas novas… existem maquinas com dois ou tres anos de uso que apresentam panes e se acidentam… o leasing eh a melhor forma de se ter uma máquina… o custo eh menor…

  35. CORRUPÇÃO COM CERTEZA!, todos os veículos alugados gera corrupção, o aluguel é a melhor desculpa, gera nota fiscal com superfaturamento. bem fácil roubar os bestas dos brasileiros, lugar que tem fabrica de avião, vende muito e não pode comprar um. É SUPER FÁCIL ROUBAR , o melhor é que não dar cadeia e se der fica poucos dias, sai pronto para roubar de novo. e o povo corrupto também vota novamente por 50,00 ou 100,00r$

  36. Sem prejuízo aos KC – 767, mas peço a todos, um minuto de silêncio aos KC – 137 que foram sumariamente destruídos, sem ter tido chance de ser visitados no MUSAL, para serem contemplados pelo tempo de serviço prestados a Força Aérea Brasileira!

  37. Devido a falência do Estado Brasileiro pela máfia pt a compra de 3 KC-767 usados pelo prog. KC-X2 nos EUA foi cancelada. Assim foi feita licitação para alugar um usado por 6 meses. Venceu uma empresa que não tinha e um e pelo visto achou bem usadão de 1992 e rodado que não faz REVO.

  38. Na minha humilde opinião uma boa alternativa seria uma nova parceria com a Embraer para a construção/criação de uma nova aeronave. Uma aeronave com alcance e tamanho maiores do que os novos ejets, com maior capacidade de carga também. A Embraer poderia seguir em três nichos: o principal do projeto que seria o governo federal com aviões para as forças armadas e serviço presidencial, aviação comercial de passageiros (que posteriormente se tornaria o principal) e de cargas. Porém, tendo em vista que teve (não sei se ainda tem) atrasos nos repasses do governo federal com o projeto do kc-390, terá que ter uma longa conversa entres governo e empresa.

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