Caça AMX da FAB faz lançamento de bomba guiada a laser em exercício militar

Jato de ataque do Esquadrão Centauro realizou ataque de precisão com designador laser localizado no solo durante o Exercício Conjunto Tápio 2022, no Mato Grosso do Sul
Caça A-1 (AMX) lança uma bomba guiada a laser (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB), a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro estão realizando o Exercício Conjunto Tápio 2022, numa região próxima a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos do treinamento foi o lançamento de uma bomba guiada a laser com designador posicionado no solo.

Para isso a FAB acionou um caça A-1 do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAv) – Esquadrão Centauro para transportar e lançar a bomba, equipada com o kit de guiamento Lizard II, produzido pela israelente Elbit Systems e comercializado no Brasil pela AEL Sistemas.

O vídeo abaixo mostra o exercício do ponto de vista do piloto, de um helicóptero H-36 e da equipe de solo, que fez o direcionamento para o alvo, um blindado desativado. A bomba, sem explosivos, atinge o solo a pouco centímetros do blindado, como mostram as imagens.

Com designardo localizado no solo, bomba guiada a laser atinge blindado (FAB)

“Fizemos aqui, pela primeira vez, o lançamento de bombas guiadas a laser, sendo designadas de solo. Foi um grande ganho para a FAB estabelecer tal marco contando com a presença de Guias Aéreos Avançados da Força Aérea, da Marinha e do Exército, pois a capacidade de designar uma bomba a partir do solo e esta atingir precisamente o alvo, com menos exposição da aeronave, é um avanço significativo”, afirmou o Major de Infantaria Igor Duarte Fernandes, membro da Direção do Exercício e que acompanhou o lançamento a bordo do helicóptero do Esquadrão Puma.

De acordo com a Aeronáutica, o EXCON Tápio tem como objetivo realizar atividades de “Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Reabastecimento em Voo, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédico.”

Total
0
Shares
Previous Post

USAF testa bombardeiro B-52 como cargueiro

Next Post

Em vídeo, Embraer mostra primeiro KC-390 de Portugal em voo

Related Posts
Total
0
Share