Caça F-22 Raptor severamente danificado volta a voar após cinco anos

Aeronave da USAF sofreu grandes danos depois de uma decolagem malsucedida em abril de 2018
Novo em folha, de novo: F-22 AF-07-146 passou cinco anos em processo de recuperação até voltar a voar (USAF)

Um caça Lockheed Martin F-22 Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) voltou aos céus neste mês depois de passar cinco anos de processo de recuperação. A aeronave, com número de cauda AF-07-146, sofreu danos graves devido a uma decolagem malsucedida em 13 de abril de 2018, na base aérea de Station Fallon, no estado de Nevada.

Uma investigação do incidente apontou o piloto que conduzia o caça recolheu o trem de pouso quando as rodas ainda estavam na pista durante a decolagem. A aeronave, porém, ainda não havia atingido a velocidade ideal para alçar voo e acabou se arrastando de barriga pelo solo por quase dois quilômetros. O aviador não se feriu no incidente.

A USAF não informou quanto custou a recuperação do F-22, mas sabe-se que o processo foi complexo e extenso, envolvendo até um cargueiro pesado C-5 Galaxy. O caça precisou ser parcialmente reconstruído e a busca por peças foi outro desafio, já que a Lockheed Martin deixou de produzir componentes para aeronave. A recuperação do jato foi realizada na base aérea de Elmendorf-Richardson, no Alasca, onde o modelo em questão fica baseado.

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Caça se arrastou por quase 2 km na pista após uma decolagem malsucedida (USAF)

“Cada aeronave da frota é altamente valiosa para o sucesso da missão, portanto, retornar esta ao status operacional é uma grande vitória para a equipe”, celebrou o Sargento Adam Willeford, líder do 3º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves da USAF, em comunicado à imprensa.

Especialistas em estruturas da USAF levaram 16 meses para substituir toda a parte inferior da aeronave, as estações da fuselagem e mais de 40 chicotes elétricos. A reconstrução de fato do caça danificado, aproveitando partes de jatos desativados, começou apenas em junho de 2021 e terminou no começo deste ano. O retorno do avião aos céus ocorreu no último dia 4 de maio.

Aeronave foi recuperada com partes de outros F-22 já desativados (USAF)

Para os padrões da USAF, a frota de caças F-22 é pequena. A instituição tem atualmente 186 jatos do tipo considerados ativos. Embora seja o avião de combate mais moderno dos EUA, os Raptors devem ser aposentados já na próxima década, cedendo seu lugar a mais unidades do veterano F-15 Eagle e possivelmente os primeiros caças de sexta geração do país.

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