Comandante da Força Aérea Tcheca reconhece o C-390 como favorito para futura encomenda

Major General Petr Čepelka foi entrevistado por site do país, e afirmou que aeronave da Embraer é a mais indicada às necessidades da força aérea. Ele espera contar com o primeiro avião em 2024 ou 2025
O KC-390 estreou com a Força Aérea Brasileira em 2019; próximo operador será Portugal (MDRC)

A Força Aérea da República Tcheca pode ser um dos próximos clientes do Embraer KC-390 Millennium. A potencial encomenda de duas aeronaves foi admitida pelo Comandante da força, Major General Petr Čepelka em entrevista ao site checo iROZHLAS.

O oficial revelou que a Força Aérea está analisando não apenas o C-390 como o A400 (Airbus) e o C-130J (Lockheed Martin), mas confirmou que a aeronave da Embraer é a favorita.

“Se avaliarmos todas as circunstâncias importantes que de alguma forma influenciam a aquisição deste tipo de aeronave, então provavelmente poderemos obter um avião exatamente desta categoria, como o Embraer C-390”, disse.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Čepelka revelou que o plano é contar com duas aeronaves de transporte militar e que complementarão os seis Airbus C295, de menor capacidade. Ele espera que o primeiro avião seja entregue entre 2024 e o começo de 2025, mas não quis dar mais detalhes.

O blindado Pandur II a bordo do KC-390 (MDRC)

Segundo o Comandante, “neste momento, está em curso a finalização das especificações e procedimentos para a especificação de aeronaves de transporte médio, e presumo que nos próximos dias esta especificação seja submetida aos responsáveis pela aquisição.”

Čepelka minimizou o fato de a Aero Vodochody ser parceira da Embraer na produção do KC-390. A empresa tcheca é responsável pelo fornecimeto do bordo de ataque das asas, portas da cabine, rampa de carga e parte da fuselagem traseira, mas o chefe militar considerou esse fator menos importante para as forças armadas.

Carta de intenção em 2010

A República Tcheca é há bastante tempo uma forte candidata a contar com o C-390 Millennium. Em 2010 o país europeu assinou uma carta de intenção para aquisição de duas aeronaves, porém, um acordo firme nunca foi assinado.

A Força Aérea da República Tcheca tem seis C-295, que são menores que o avião da Embraer (Airbus)

Recentemente, a Embraer enviou um KC-390 para a República Tcheca a fim de realizar demonstrações de sua capacidade, entre elas carregar e descarregar um veículo blindado Pandur II.

Em setembro de 2022, o jato Millennium participou pela primeira vez do NATO Days, uma das maiores feiras aéreas militares do continente europeu e que aconteceu no Aeroporto de Ostrava.

 

Total
0
Shares
Previous Post

Caça F-22 Raptor severamente danificado volta a voar após cinco anos

Next Post

Embraer E175 estreia na Índia com espaçosa classe executiva

Related Posts
Total
0
Share