Caça Gripen E lança pela primeira vez o Meteor, míssil ar-ar que será usado pelo Brasil

Saab realizou teste com míssil BVR (Beyond Visual Range, ou Além do alcance visual) na Suécia. Força Aérea Brasileira já recebeu dois lotes do modelo produzido pela MBDA
O Gripen E dispara seu primeiro caça míssil Meteor (Saab)

O caça Gripen E, escolhido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para assumir a defesa aérea do país, realizou o primeiro lançamento de teste de um míssil ar-ar Meteor, informou a Saab.

O Meteor, do tipo BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile, ou Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual), é produzido pela MBDA e considerado um dos mais avançados da categoria.

“É muito bom concluirmos agora o primeiro teste de disparo com o Meteor do Gripen E. É um marco muito importante tanto para o programa quanto para a Saab. Isso mostra que a capacidade de armamento do Gripen está na vanguarda absoluta”, diz Mikael Olsson, chefe de teste e verificação de voo da Saab.

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A Saab já havia transportado o Meteor no Gripen de nova geração em 2018, mas apenas agora realizou um teste de lançamento, na região Vidsel, no norte da Suécia.

O Meteor é um projeto que envolve vários parceiros no Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia – a própria Saab fornece componentes para sua montagem final. O míssil é utilizado por caças como o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon.

Um Gripen E equipado com mísseis Meteor (pilones nas asas) e Iris-T (pontas)

Dois lotes de Meteor já chegaram

Ao mesmo tempo em que encomendou o Gripen E/F, a FAB também selecionou armamentos avançados para o novo caça, do qual serão recebidos 40 aeronaves até o momento – há um segundo lote em negociação.

O Gripen brasileiro, designação F-39, também será equipado com o míssil ar-ar infravermelho de curto alcance Iris-T, com alcance de até 30 km.

Já em relação ao Meteor, a Força Aérea recebeu o segundo lote do míssil no final do ano passado. Um dos diferenciais do míssil de médio alcance é a propulsão “ramjet”, que permite manter alta velocidade em toda a sua trajetória, de até 200 km.

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