Caça invisível russo Su-75 Checkmate aparece com nova configuração

Jato furtivo da Sukhoi perdeu cauda em V em novos desenhos de patente, mas fabricante não confirmou mudanças até o momento
O Su-75 em nova configuração (Reprodução)

Primeiro caça monomotor furtivo (invisível aos radares) da Rússia, o Sukhoi Su-75 Checkmate foi revelado durante a MAKS 2021 há dois anos com uma meta muito clara, ser um produto de exportação.

O motivo é que até então a Força Aérea da Rússia havia determinado que só operaria caças bimotores e o Checkmate surgiu com apenas um motor com pós-combustão, algo que não ocorria desde o surgimento do MiG-23 nos anos 70.

A United Aircraft Corporation (UAC), estatal que controla a Sukhoi, buscava oferecer uma aeronave de 5ª geração com preço mais baixo que o Lockheed Martin F-35 e assim ajudar a reerguer a indústria aeroespacial do país.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A invasão da Ucrânia ocorreu sete meses depois e os planos a respeito do Su-75 ficaram pouco claros. As previsões otimistas sobre a entrada em serviço deram lugar a um cronograma mais demorado, mas desde então pouco se viu da aeronave além da maquete em escala real apresentada em 2021.

Frota stealth: maquete do Su-75 ao lado do Su-57, o primeiro caça de quinta geração da Rússia (Divulgação)

Nesse meio tempo, surgiram desenhos de patente de uma hipotética variante de dois lugares, como Airway mostrou em primeira mão, além de propostas de montá-lo em países como Índia e Emirados Árabes Unidos.

Mas dias atrás uma nova informação circulou na Rússia, desenhos de patentes em que o Checkmate aparece com sua cauda bastante modificada.

Cauda convencial, asas maiores

Os desenhos têm qualidade bastante pobre, mas mostram mudanças importantes em sua configuração, que deixaria de usar uma cauda em V para ter estabilizadores verticais ortodoxos, menos inclinados.

O caça também teve o bordo de fuga das asas alongado, se unindo a uma espécie de extensão lateral que faria as vezes de estabilizador horizontal.

A versão de dois assentos apresenta mudanças no canopy em relação à que mostramos em novembro de 2022, além de o bocal do motor parecer mais curto.

As imagens foram publicadas no serviço russo de propriedade intelectual, mas não está claro se elas se tratam de uma versão estudada ou se a Sukhoi de fato decidiu aprimorar o projeto.

O su-75 Checkmate original (acima) e nos novos desenhos (abaixo)

Essa hipótese foi citada pela Aviation & Week que atribuiu a mudança a estudos para tornar o Checkmate mais furtivo.

A despeito da pressa em contar com mais um caça avançado, a Rússia parece estar num estágio bastante inicial de projeto já que nem mesmo a configuração final parece definida.

Precisando destinar recursos para a produção de mais caças, sobretudo o Su-57 Felon, a Rússia pode ter de protelar o desenvolvimento do Checkmate por vários anos. A não ser que ela encontre algum parceiro estrangeiro capaz de bancar o projeto.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Projeto morto.
    A Rússia está quebrada e ninguém é louco de fazer parceria com um país terrorista.

Comments are closed.

Previous Post

Dassault celebra escolha do Rafale M para equipar Marinha da Índia

Next Post
C919

“Airbus chinês”, jato C919 tem segundo exemplar entregue

Related Posts
Total
0
Share