A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou ter realizado o voo inaugural do XQ-67A, veículo aéreo não tripulado destinado a ser uma “aeronave de combate colaborativa”.
Desenvolvido pela General Atomics, o XQ-67A voou pela primeira vez em 28 de fevereiro a partir das instalações da empresa em Gray Butte, perto de Palmdale, Califórnia.
O avião é o primeiro de segunda geração de plataformas colaborativas autônomas e sucessor do XQ-58A Valkyrie.
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A Força Aérea dos EUA batizou a iniciativa de Low Cost Attritable Aircraft Technologies (LCAAT), que significa uma série de aeronaves não tripuladas de baixo custo que podem ser colocadas em risco no campo de batalha.
![Aeronave foi desenvolvida pela General Atomics em pouco mais de dois anos](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2024/03/xq-67-a2-1200x800.jpg)
“A primeira geração foi o XQ-58, e o objetivo era realmente provar o conceito de que era possível construir capacidade de combate relevante de forma rápida e barata”, disse Trenton White, gerente do programa.
Com os avanços na tecnologia de fabricação do XQ-58, a equipe criou um design com custo mais baixo e construção mais rápida.
A abordagem de produção é a mesma de um fabricante de automóveis onde o desenvolvimento contínuo ao longo do tempo também funciona para aeronaves.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2024/03/xq-67-a1-1200x800.jpg)
Não é por menos que o XQ-67A levou pouco mais de dois anos para concluído, tendo seu projeto sido iniciado no final de 2021.
No futuro, as aeronaves de combate colaborativas deverão voar sob o comando de caças tripulados de 6ª geração como ocorre com o NGAD, em desenvolvimento pela USAF.