Caça não tripulado dos EUA, XQ-67A completa primeiro voo

Aeronave da General Atomics é um dos projetos da Força Aérea dos EUA destinados a operarem em conjunto com caças tripulados de 6ª geração
O XQ-67A em voo
O XQ-67A em voo (USAF)

A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou ter realizado o voo inaugural do XQ-67A, veículo aéreo não tripulado destinado a ser uma “aeronave de combate colaborativa”.

Desenvolvido pela General Atomics, o XQ-67A voou pela primeira vez em 28 de fevereiro a partir das instalações da empresa em Gray Butte, perto de Palmdale, Califórnia.

O avião é o primeiro de segunda geração de plataformas colaborativas autônomas e sucessor do XQ-58A Valkyrie.

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A Força Aérea dos EUA batizou a iniciativa de Low Cost Attritable Aircraft Technologies (LCAAT), que significa uma série de aeronaves não tripuladas de baixo custo que podem ser colocadas em risco no campo de batalha.

Aeronave foi desenvolvida pela General Atomics em pouco mais de dois anos
Aeronave foi desenvolvida pela General Atomics em pouco mais de dois anos (USAF)

“A primeira geração foi o XQ-58, e o objetivo era realmente provar o conceito de que era possível construir capacidade de combate relevante de forma rápida e barata”, disse Trenton White, gerente do programa.

Com os avanços na tecnologia de fabricação do XQ-58, a equipe criou um design com custo mais baixo e construção mais rápida.

A abordagem de produção é a mesma de um fabricante de automóveis onde o desenvolvimento contínuo ao longo do tempo também funciona para aeronaves.

Caças não tripulados serão operados por jatos de 6ª geração no futuro (USAF)

Não é por menos que o XQ-67A levou pouco mais de dois anos para concluído, tendo seu projeto sido iniciado no final de 2021.

No futuro, as aeronaves de combate colaborativas deverão voar sob o comando de caças tripulados de 6ª geração como ocorre com o NGAD, em desenvolvimento pela USAF.

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