Caça Sukhoi Checkmate deverá ter versão não tripulada

Informação foi revelada por executivos da Rostec no Dubai Airshow, que também afirmou que conversa com os Emirados Árabes para serem parceiros no projetos da aeronave
O Sukhoi Checkmate (Rostec)

O caça Sukhoi Checkmate está sendo exposto pela Rostec em um espaço fechado no Dubai Airshow, a primeira participação do novo jato de combate russo num evento no exterior.

A presença nos Emirados Árabes Unidos já teria despertado interesse no país em co-produzir a aeronave, em parceria com a Rússia, afirmaram executivos da empresa.

Viktor Kladov, que é responsável pela cooperação internacional na Rostec, revelou nesta segunda-feira que entidades como o Tawazun Economic Council, Mubadala Investment Company e Edge Group foram abordados para uma possível cooperação na produção de materiais compostos e tecnologia de telecomunicações.

Kladov argumentou que a busca por acordos internacionais é um caminho e citou os EUA, que possuem 22 países parceiros na produção do caça F-35 devido aos altos custos de programas como esse.

A versão não tripulada do Checkmate foi revelada em vídeo

A Rostec também apresentou pela primeira vez uma imagem do Checkmate em versão não-tripulada. “Prevemos que talvez em cinco anos teremos a versão não tripulada do Checkmate controlada por inteligência artificial”, disse o executivo da empresa estatal, sem dar mais detalhes

MC-21-310

A delegação da Rússia no Dubai Airshow é bastante significativa. Estão presentes aeronaves como uma versão executiva do Superjet 100 e o MC-21-310, novo jato comercial para até 211 assentos na variante equipada com motores PD-14.

“Após a pandemia, este é o primeiro evento estrangeiro de aviação de grande porte”, disse o diretor-geral da UAC, Yuri Slyusar. “Vemos que o interesse pela tecnologia russa é bastante alto. E para nós, claro, esta é uma oportunidade de apresentar nossas conquistas”.

O time acrobático “Russian Knights” também participa das demonstrações aéreas.

O MC-21-310, com motores PD-14, no evento nos Emirados Árabes Unidos (UAC)

Total
22
Shares
Previous Post

Air Tanzania adquire quatro jatos comerciais da Boeing

Next Post

Itapemirim estreia em Congonhas

Related Posts