Caça sul-coreano KF-21 lança míssil e dispara canhão em teste de voo

Em rápido desenvolvimento, jato de combate projetado pela Korea Aerospace Industries iniciou as provas com armamentos
KF-21 Boramae
KF-21 Boramae (DAPA)

O novo caça sul-coreano KF-21 Boramae da Korea Aerospace Industries (KAI) iniciou mais uma etapa de desenvolvimento, desta vez com armamentos. Na terça-feira (28), Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA, na sigla em inglês) da Coreia do Sul divulgou um vídeo da aeronave realizando os primeiros disparos com seu canhão e o lançamento de um míssil ar-ar de testes MBDA Meteor, de longo alcance.

As provas com armamentos foram realizadas pelo segundo e o terceiro protótipo do KF-21. De acordo com a DAPA, os testes foram executados na região do “Mar do Sul”, como a Coreia do Sul nomeia do Mar da China Oriental.

O segundo protótipo demonstrou o lançamento do míssil Meteor, enquanto o terceiro aparelho fez o ensaio de disparos com o canhão – um modelo Gatling General Dynamics M61A2 20mm.

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No vídeo compartilhado pela agência coreana, o um dos aviões de teste aparece com quatro mísseis Meteor alocados na barriga, além de um cabine de míssil em cada asa.

A DAPA informou que os testes com armamentos servem para analisar as reações no motor, fuselagem e o desempenho aerodinâmico da aeronave ao disparar o canhão e mísseis. Os próximos ensaios envolverão mísseis ar-ar de curto alcance, além de mais provas com armas em diferentes altitudes e velocidades.

O desenvolvimento e o avanço dos KF-21 em variados testes vêm surpreendendo pela velocidade em que eles estão ocorrendo. O primeiro voo do caça aconteceu há menos de um ano, em julho de 2022, e desde então a KAI já colocou em voo (inclusive supersônico) quatro protótipos, incluindo o primeiro aparelho do tipo para dois pilotos.

Meio coreano, meio indonésio

O KF-21 é um programa desenvolvido pela KAI em parceria com Indonesian Aerospace, da Indonésia. O projeto foi iniciado em 2001 sob o codinome KF-X por iniciativa da Coreia do Sul e os indonésios entraram no empreendimento em 2010. O lançamento do programa, porém, foi oficializado apenas em 2015.

A ideia inicial dos projetistas era criar um caça bimotor de quinta geração com capacidade furtiva (ou stealth, em inglês). Posteriormente, prevendo custos elevados e um maior tempo de desenvolvimento, os requisitos do projeto foram rebaixados à pedidos da força aérea da Coreia do Sul, que passou a pedir um jato de geração 4,5 com performance stealth limitada.

O KF-21 de dois lugares em voo; modelo voou em fevereiro (KAI)

Um dos pontos que impedem o Boramae de ser um autêntico caça da quinta geração é o fato dele levar seus armamentos em pontos externos. Essa característica vai contra a filosofia dos caças furtivos, que conseguem diminuir significativamente sua assinatura radar ao “esconder” seus armas em compartimentos internos.

Segundo dados da KAI, a versão final do KF-21 terá peso máximo de decolagem de 25.400 kg e poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h).

O KF-21 é um pedido da força aérea sul-coreana para substituir os antigos jatos F-4 Phantom II e F-5 Tiger II que voam no país há mais de 40 anos. A KAI também tem expectativas de exportar a aeronave, cuja entrada em serviço na Coreia do Sul é programada para meados de 2028.

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