Cada vez mais avançada, Volocopter testa terceiro protótipo de eVTOL

Empresa alemã realizou o voo inaugural do demonstrador VoloConnect, eVTOL para para quatro passageiros
O VoloConnect é o terceiro demonstrador de eVTOL testado em voo pela empresa alemã (Volocopter)

A Volocopter, desenvolvedora e fabricante de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) com sede na Alemanha, anunciou na terça-feira (7) o primeiro voo do demonstrador VoloConnect, modelo com capacidade para quatro passageiros. Trata-se do terceiro protótipo de eVTOL da empresa alemã a alçar voo.

Segundo a fabricante, o voo inaugural do VoloConnect ocorreu no mês passado, em Bruchsal, na Alemanha. O teste durou dois minutos e 14 segundos e serviu para verificar os sistemas da aeronave. Os próximos ensaios incluirão voos a baixa altitude, transição de voo pairado para o voo horizontal, voos de cruzeiro em alta velocidade e testes de falha de motor.

O novo eVTOL da Volocopter é bem diferente dos outros protótipos já testados pela empresa, o 2X e o Volocity. O modelo da vez possui asas e seis motores elétricos dedicados a sustentação da aeronave, enquanto outros dois rotores posicionados na parte traseira da fuselagem impulsionam o aparelho para frente. De acordo com a desenvolvedora, o VoloConnect é projetado para percorrer 96 km a 250 km/h.

“Este é um momento extraordinário para nós. Ver o VoloConnect subir ao céu marca a conquista de um de nossos principais marcos e demonstra exatamente do que somos capazes em pouco tempo e em linha com a estratégia geral da empresa para aeronaves tripuladas e não tripuladas. Além disso, serão testadas novas tecnologias que serão implementadas gradualmente durante o desenvolvimento geral do programa”, disse Sebastian Mores, engenheiro-chefe da Volocopter.

A Volocopter é uma das diversas empresas aeroespaciais envolvidas em projetos de eVTOLs. Porém, a empresa alemã, em atividade desde 2011, é uma das poucas que já apresentou resultados práticos com suas aeronaves. É uma situação oposta a da brasileira Eve, divisão de mobilidade aérea urbana da Embraer, que até o momento testou somente um demonstrador em escala reduzida.

CEO da companhia, Florian Reuter, celebrou o novo avanço da empresa. “Ter uma família inteira de aeronaves elétricas em fase de voo de teste é um feito pioneiro. A liderança da Volocopter na indústria decorre do anúncio de planos e, em seguida, de sua entrega visivelmente com voos de teste públicos. Nossa plataforma de tecnologia é a base para nossa família de aeronaves e provou fornecer resultados a uma velocidade impressionante. A Volocopter está trazendo esses designs inovadores do chão, para o ar e depois para cidades em todo o mundo!”

Estreia comercial do VoloConnect é programada para 2026 (Volocopter)

De acordo com a Volocopter, seu primeiro eVTOL, o VoloCity, deve estrear no mercado em meados de 2024, ao passo que o modelo VoloConnect tem lançamento previsto para 2026.

Total
29
Shares
Previous Post

Além de vender jatos A330 para a FAB, Azul também treina militares para operar futura aeronave de reabastecimento

Next Post
Embraer STOUT

Embraer ainda não desistiu do STOUT, avião híbrido descartado pela FAB

Related Posts
Total
29
Share