Chefe de investigação nos EUA diz Boeing reteve informações sobre acidente com o 737 MAX da Alaska

Presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, Jennifer Homendy reclamou da atitude da fabricante. Horas depois, Boeing liberou nomes de funcionários envolvidos com montagem do tampão de porta que escapou da aeronave em janeiro
Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines
Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines (AA)

A Boeing reteve parte das informações e documentos solicitados pelo NTSB, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, sobre a investigação a respeito do 737 MAX 9 da Alaska Airlines que perdeu um tampão de porta em voo em 5 de janeiro.

Segundo a presidente do órgão, Jennifer Hommendy, que participou de uma audiência no Senado dos EUA na quarta-feira, a fabricante não revelou os nomes de 25 pessoas que trabalharam na montagem dos tampões de porta na fábrica de Renton, em Washington.

A empresa também não repassou a documentação sobre o processo de abertura e fechamento do tampão e os ferrolhos que o travam. A suspeita é que eles não tenham sido instalados no jato N704AL.

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“É um absurdo que dois meses depois não o tenhamos”, disse Homendy durante a audiência. “Ou não obtivemos uma resposta ou eles estão dizendo que estão tentando fornecê-la, mas não conseguem encontrá-la”.

A chefe do NTSB a bordo do jato da Alaska Airlines
A chefe do NTSB a bordo do jato da Alaska Airlines (NTSB)

A acusação de falta de cooperação ocorre em meio à declarações sistemáticas do CEO da Boeing, Dave Calhoun, de que a empresa está colaborando com a investigações e buscando ela mesma sanar os problemas de qualidade encontrados.

Em nota divulgada no final da quarta-feira, a Boeing afirmou ter repassado os nomes dos funcionários solicitados pelo NTSB. A empresa negou que tenha retido informações e que está colaborando desde o início das investigações.

No início da investigação, fornecemos ao NTSB nomes de funcionários da Boeing, incluindo especialistas em portas, que acreditávamos que teriam informações relevantes. Fornecemos agora a lista completa de indivíduos da equipe da porta 737, em resposta a uma solicitação recente. Com relação à documentação, se a remoção do tampão da porta não fosse documentada, não haveria documentação para compartilhar. Continuaremos a cooperar de forma plena e transparente com a investigação do NTSB”, disse a empresa.

 

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