China é o primeiro país a ter um caça stealth de dois lugares

Nova variante do jato de 5ª geração J-20 foi avistada preparando-se para decolagem na fábrica da Chengdu
O caça J-20 de dois lugares ainda sem pintura final (Reprodução)

Dias depois que imagens granuladas circularam nas redes sociais, um vídeo feito nas proximidades das instalações da fabricante Chengdu mostrou pela primeira vez o caça stealth J-20 de dois assentos.

Oficialmente, ele é o primeiro caça furtivo biposto do mundo. Nem mesmo os EUA, precursores dos aviões de baixa assinatura de radar, chegaram a ter um modelo do tipo – ao menos até onde se sabe.

A Rússia também tem insinuado que o Su-57 ganhará uma versão com um ocupante a mais mas por enquanto um protótipo parece bastante algo distante de se tornar realidade.

Já a China pleiteava introduzir a versão há tempos e escolheu seu imenso caça para isso. A variante ainda não tem designação oficial, embora alguns comentários no país tenham se referido a ele como J-20S.

Resta saber como a PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação do Povo) utilizará o novo jato supersônico stealth. Uma das possibilidades é realizar voos de treinamento em vez de instrução por simuladores, como ocorre com os caças F-22 e F-35 dos EUA.

Mas é em missões especiais que o J-20 de dois lugares pode ter uma vantagem extra. Seja como um operador de sistemas e sensores ou controlando uma aeronave não tripulada do tipo “loyal wingman”, o segundo ocupante terá uma função bastante importante no teatro de guerra futuro.

Certamente, observadores ocidentais poderão ver no pioneirismo chinês mais um golpe de marketing do que algo realmente necessário. Ou uma prova da falta de sistemas avançados de inteligência artificial capazes de reduzir a carga do piloto. Seja como for, os chineses chegaram primeiro e isso dói.

Ilustração chinesa já adiantava como seria o novo caça de dois lugares

Total
84
Shares
Previous Post

LATAM anuncia ter mudado pintura de toda frota brasileira

Next Post

Saab prestes a iniciar entregas do Gripen E para Brasil e Suécia

Related Posts
Total
84
Share