China e Rússia avançam com projeto preliminar do widebody CR929

Equipe de desenvolvimento definiu os fornecedores de componentes e iniciou o projeto preliminar do novo jato sino-russo de longo alcance
Mocape do CR929 apresentado no Zhuhai Airshow, em 2018, na China (UAC)
Mocape do CR929 apresentado no Zhuhai Airshow, em 2018, na China (UAC)

Próximo grande produto da indústria aeronáutica da China e da Rússia, o jato de longo alcance CR929 entrou oficialmente na fase de projeto preliminar, com a definição de fornecedores de peças o início dos trabalhos de design da aeronave. A afirmação partiu de Wu Guanhui, projetista-chefe da fabricantes chinesa COMAC, e foi reproduzida pelo jornal chinês Global Times.

“Nós selecionamos os fornecedores para as seções da fuselagem e da estrutura da cauda, ​​e o trabalho de projeto preliminar começou”, disse Wu, que também lidera o projeto do C919, o primeiro grande avião de passageiros da China, e é membro da Academia de Engenharia da China.

Segundo Wu, 51% da estrutura do CR929 será construída com material composto e a aeronave poderá cobrir 95% das necessidades de autonomia de voo atuais de companhias aéreas do mundo todo. Segundo dados do consórcio sino-russo CRAIC (a parte russa é representada pelo grupo UAC), a primeira versão do avião, o modelo CR929-600, terá alcance de 12.000 km e espaço interno para embarcar 282 passageiros.

Veja também:

O projeto do widebody sino-russo está em andamento desde 2014. O programa, no entanto, tem passado por vários dissabores por conta da decisão chinesa de ter exclusividade no mercado interno, deixando as (pouco prováveis) exportações para os russos.

1.000 jatos CR929 até 2045

No final do ano passado, outro projetista-chefe da COMAC, Chen Yingchun, fez uma previsão bastante otimista sobre o projeto e previu que cerca de mil exemplares do CR929 serão entregues até 2045.

O modelo em desenvolvimento é o CR929-600; o grupo sino-russo também estuda outras versões (UAC)
O modelo em desenvolvimento é o CR929-600; o grupo sino-russo também estuda outras versões (UAC)

O otimismo vem de estudos que mostram o mercado de jatos de fuselagem larga com uma demanda de 10 mil aeronaves nesse período, sendo que quase 20% desse total virá da China e Rússia.

Apesar do suposto avanço no projeto, o consórcio CRAIC ainda não definiu qual será o motor do CR929, que exige turbofans com faixa de empuxo entre 77.000 e 88.000 libras.

Fornecedores tradicionais do Ocidente oferecem motores nesta classe, como a Rolls-Royce ou a General Electric. A fabricante de motores chinesa AVIC Commercial Aircraft Engines e a russa UEC também estão envolvidas em projetos de turbofans de grande capacidade e cogitam até um projeto unificado.

O primeiro voo do CR929 é programado para meados de 2025, com entrada em serviço prevista até o final desta década. O avião sino-russo ainda não tem pedidos.

Total
0
Shares
1 comments
  1. Este Comac C929 nada mais é que a cópia do Boeing 787 que os chineses estão falsificando para dominar o mercado da Aviação nos próximos anos. Más não vai conseguir e pode dar merda

Comments are closed.

Previous Post

Heart Aerospace lança novo projeto de avião regional com motor híbrido

Next Post

Força Aérea e Marinha fecham contrato para receber 27 helicópteros H125

Related Posts
Total
0
Share