Cinco caças F-16 holandeses chegaram à Romênia para treinar pilotos ucranianos

Aeronaves continuam pertencendo à Real Força Aérea Holandesa e só voarão em espaço aéreo da OTAN. Centro de treinamento será inaugurado em breve
Um dos F-16 da Holanda que deve ser repassado para a Ucrânia (RNAF)
Um dos F-16 da Holanda que deve ser repassado para a Ucrânia (RNAF)

A Real Força Aérea da Holanda (RNAF) enviou para a Romênia cinco de seus caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon que estavam fora de serviço, e que serão usados em um centro de treinamento para pilotos ucranianos e romenos.

As aeronaves, sem as marcas da RNAF, chegaram em 7 de novembro à Base Aérea de Fetesti, na Romênia, a cerca de 120 km da fronteira com a Ucrânia e distante menos de 500 km de bases aéreas da Rússia na Criméia.

Apesar da localização, a Holanda garantiu que os caças F-16 só voarão no espaço aéreo da OTAN.

Segundo o país, a Lockheed Martin deverá providenciar treinamento e manutenção para as aeronaves, que seguem pertencendo à Holanda.

Os cinco caças holandeses chegaram à Romênia na segunda-feira, 7 (RNAF)

O Centro Europeu de Treinamento F-16 (EFTC) foi uma iniciativa da Holanda e que deverá repassar de 12 a 18 caças em breve. As aeronaves serão entregues oportunamente para a Força Aérea da Ucrânia.

A Romênia também está reforçando sua frota de caças F-16, do qual possui 14 aeronaves adquiridas de Portugal há cerca de 10 anos. O país assinou um acordo com a Noruega em 2022 para receber 32 aeronaves das versões F-16A/B.

Além disso, o país aprovou a compra de 32 caças F-35, de 5ª geração, e está aguardando o aval do governo dos EUA para fechar a aquisição.

Os pilotos da Força Aérea da Ucrânia já estão recebendo treinamento no F-16 nos EUA desde o mês passado. Ele está sendo realizado na Base Aérea da Guarda Nacional de Morris, em Tucson, Arizona, e também inclui equipes de manutenção em terra.

 

Total
0
Shares
Previous Post

Jato E195-E2 da Embraer já pode operar no “Santos Dumont” de Londres

Next Post
Bombardeiro furtivo B-21 Raider

Bombardeiro nuclear B-21 Raider voou pela primeira vez nesta sexta-feira, 10

Related Posts
Total
0
Share