Ciro Gomes pede audiência no Senado para desfazer venda da Embraer para a Boeing

Líder do PDT chama negociação de “entrega” à Boeing e classifica a decisão como “crime de lesa-pátria”
O acordo entre Boeing e Embraer deve ser concluído nos primeiros meses de 2020 (Airway)
Boeing e Embraer: gigante aeroespacial a caminho? (Montagem sobre divulgação)

Terceiro colocado nas eleições presidenciais de 2018, Ciro Gomes (PDT) informou que pretende propor uma audiência pública ao Senado para “esmiuçar todos os detalhes” e “desfazer” a venda da divisão de aviação comercial da Embraer para a Boeing, que deve ser efetivada no início de 2020.

Em entrevista ao jornal Hora do Povo, o líder do PDT criticou duramente a negociação, que ele chama de “entrega” da Embraer para a Boeing. O ex-governador do Ceará ainda afirmou que a venda poderia ter sido impedida com a utilização da ação especial (golden share) que o governo detém e classificou a decisão de não fazê-lo como um “crime de lesa-pátria”.

“O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem a capacidade de construir aeronaves. No entanto, a Embraer representa muito mais do que só a construção de aviões. Ela gera inteligência, tecnologia e desenvolvimento. A entrega da Embraer para a Boeing pode não só fechar fábricas no Brasil, como fazer o Brasil perder seu protagonismo na área”, disse Ciro Gomes na entrevista.

A área de aviação comercial é a parte mais lucrativa da Embraer, que no ano passado foi responsável por quase 50% das receitas da empresa. A fabricante brasileira atualmente lidera o segmento de aeronaves com até 150 assentos e soma mais de 2.000 aviões entregues desde 2004.

A associação entre a Boeing e Embraer foi formalizada em janeiro deste ano, após a aprovação do presidente da República Jair Bolsonaro. A nova empresa, chamada Boeing Brasil – Commercial, terá 80% de suas ações controladas pela Boeing, adquiridas por US$ 4,2 bilhões, e 20%, pela Embraer.

O acordo firmado entre as duas fabricantes em julho do ano passado também inclui a participação de 49% da Boeing na joint-venture para promover o cargueiro KC-390, da Embraer.

“É um crime de lesa-pátria. Depois de todo investimento e conhecimento gerado com o desenvolvimento do KC-390, e toda parceria e aprendizado com a Saab, é criminosa essa entrega para a Boeing”, disse ex-ministro da Fazenda.

“Muitas são as possibilidades para reverter esse quadro. Sigo na luta e em breve vamos tentar realizar uma audiência pública no Senado que vai esmiuçar todos os detalhes dessa negociação que não atende aos verdadeiros interesses do povo brasileiro e, munidos de todos os dados, entraremos na Justiça para desfazer essa venda”, concluiu Ciro.

Veja mais: Maior jato da Embraer, E195-E2 inicia sua carreira nesta semana  

 

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
33 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kyrios.
Kyrios.
2 anos atrás

Palhaço.!! Quer chamar atenção.!!

Marco Antonio
Marco Antonio
2 anos atrás

Essa solicitação é ridícula.

Diego
2 anos atrás

Finalmente alguém abriu os olhos. Definitivamente não é do interesse dos Brasileiros a venda da Embraer. Sem contar que não está nem sendo uma venda, e sim está sendo entregada de bandeja a Boeing. Eu sou totalmente a favor do cancelamento da venda. Pois isso não passa de uma fraude que só beneficia a Boeing. A Embraer só tem a perder com esse acordo. Sem contar que depois de o Brasil fazer todo o KC-390, promove-lo. Daí vem a Boeing e leva 20% da aeronave de graça. Isso é realmente um crime.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Concordo!!! Palhaço mesmo…não entende nada

vander
vander
2 anos atrás

retardado de comércio exterior, novos fabricantes de aviões de passageiros que tem dinheiro em caixa, China, Japão, Rússia, estes além de serem próprios usuários deles vendem mais barato para os seus clientes de suas regiões, em 5 anos Embraer estaria quebrada, este babaca acha que nos brasileiros temos que pagar a conta da sua imbecialidade, vá catar coquinho babaca

Acácio José de Morais
2 anos atrás

Ciro Gomes, É um politico frustado, foi derrotado nas eleições e até agora não aceitou à derrota, Na verdade ele assim como o Lula, São hoje cadáveres politicos:

Ciro tem à língua maior que à inteligência:

Alexandre
2 anos atrás

Realmente um palhaço, aqui no Ceará muita gente sabe do que esse senhor gosta!
Pena que gente dessa estirpe ainda tenha poder!?

Joaquim Paulino Leite Neto

Ninguém impede o progresso, ainda mais uma lacaio do atraso como este coronel da politica mais suja que tem no Brasil. Viva a Boeing-Embraer!

bonfim0alex
bonfim0alex
2 anos atrás

Se a solicitação dele é retardada e a empresa estaria falida em 5 anos pq entao devido as características do comércio exterior, há anos a Boeing insiste em comprar a empresa e que tipo de capitalismo brasileiro é esse, tão estúpido a ponto de vender uma empresa líder de vendas e ficar com 20% das ações? O complexo de vira latas dessa turma paga pau de estrangeiro não tem jeito. Vendem a mãe por uns trocados. Trouxas. Usa wins safados.

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Finalmente um patriota. O sr. Ciro Gomes está corretíssimo. Quem busca entender um pouco de geopolítica, sabe que a Embraer,empresa de ponta no emprego de mão de obra qualificada e produção de alta tecnologia brasileira, está sendo praticamente dada pra Boeing (e quanta propina não há por trás disso?). Mas preferem aceitar a visão “oficial” desse governo entreguista. P.s: A Embraer nunca seria um prejuízo pro Brasil, uma vez que é uma empresa privada, sendo que o governo tinha o Golden Share, ou seja, a possibilidade de decidir se a empresa poderia ser comprada por outra ou não.

Mario
Mario
2 anos atrás

Esse Ciro é um animal pre-Historico que vive ainda em 1960, falando bobagens de nacionalismo em um Mundo globalizado.
Quem não se associar vai quebrar, principalmente com a concorrência da Airbus que comprou a Bombardier e nenhum Canadense idiota reclamou, muito pelo contrario deu graças a Deus.
Agora é briga de cachorro grande( japoneses da Mitsubishi, Chineses financiados pelo governo, os russos tambem financiados pelo governo.
Em 5 a 10 anos a Embraer estaria quebrada e nos teriamos que pagar a conta.

Morgana Cruz Souza
Morgana Cruz Souza
2 anos atrás

Boa Ciro Gomes!
Não podemos tornar a entrega de empresas um modus operandi. Brasileiro é visto como vira lata em todo o mundo por não saber gerir suas próprias indústrias.
Finalmente alguém resolveu fazer alguma coisa.

Haroldo Fiocco,
Haroldo Fiocco,
2 anos atrás

Não apoio o Ciro e nada tenho à ver com a Novaer, mas k Ciro deveria desprender mais energia para trazer para o Ceará a NOVAER dar um espaço e linhas de crédito para ela crescer em seus projetos usando o Nordeste de Base. Em tempo. Sou de São Paulo, vejo apenas o desenvolvimento industrial, tecnológico e etc do Brasil como um todo. Mas sim o Ciro é um cretino que só quer aparecer.

Márcio Felix Dionízio
2 anos atrás

De certa forma, percebe-se que não foi um bom negócio, pois o termômetro está no aumento dos negócios efetuados pela concorrente bombardie “Airbus” com sua linha A320 e variantes, que simplesmente explodiu as vendas. Além de um valor aquém do verdadeiro, o gerenciamento não favorece a Embraer. A Airbus além de injetar milhões na planta canadense, também priorizou que a mesma permanecesse em solo canadense. A Boing por sua vez, arranhada com a imagem do Max, tenta sair da encrenca e provaca arranhões na imagem da Embraer, que tá perdendo clientes pela junção com a Boing. Os pedidos de intenção de compras de alguns possíveis clientes, não se concretizaram e os fixos diminuídos, em favor da concorrente. Esperamos que em um novo governo possa rever essa negociação que de certa forma está prejudicando o país. Os números não mentem!

Deassis
Deassis
2 anos atrás

As vendas confirmadas de aeronaves Embraer hoje supera por 100 o valor pago pela compradora então tem alguma coisa errada na venda. Ex.Se tenho em minha empresa vendas confirmadas que superam 50bi. Por que venderia ela por 4bi, tem algu errado

Jackie Stewart
Jackie Stewart
2 anos atrás

Incrivel a quantidade de comentaristas ignorantes, que aplaudem uma venda desnecessária e que só traz ganhos para os EUA. E ainda tem coragem de se intitularem patriotas…

Ricardo Macedo
Ricardo Macedo
2 anos atrás

Ele não sabe o que diz e é eloquente! Tem que explicar nada de venda, eu não concordo em nós brasileiros pagar a co senta, se a Embraer quebrar de vez!

Paulo Souza
Paulo Souza
2 anos atrás

SE A EMBRAER FOR A EMPRESINHA FALIDA QUE OS BOZOMINIONS CITAM AQUI, POR QUE A PODEROSA BOEING SE INTERESSARIA POR ELA?????

CIRO ESTÁ CERTO, OS BOZOMINIONS FALAM EM PATRIOTISMO MAS NÃO PASSAM DE PATRIOTÁRIOS…. ENTREGUISTAS.

Henrique
2 anos atrás

Vai lá Ciro! Espero que essa vergonha seja desfeita.
Não é possível.

Julio Cordeiro
Julio Cordeiro
2 anos atrás

A este grupo de novatos que nunca acompanharam a aviação como o pessoal que está aqui há anos – quem entende desse negócio sabe que era inevitável a fusão, e significa uma vitória para Boeing e Embraer. Logo após a fusão, as vendas dos antigos C Series, atual A220, foram catapultadas a um patamar fantástico, através da rede de negociação da Airbus e até algumas mudanças de projeto feitas pela gigante européia. A sinergia entre Embraer e Boeing vai possibilitar redução de custos, linhas de financiamento melhores, maior carteira de clientes…
Se desempenho passado significasse garantia de desempenho futuro a Kodak ainda seria líder de mercado, segundo a visão binária e rasa de quem é contra essa fusão de PARTE da Embraer, bom lembrar…

James richard
James richard
2 anos atrás

Perdedor querendo aparecer…

Pascualdo
Pascualdo
2 anos atrás

Não sabia que a embraer tinha sido reestatizada!

João Palma
João Palma
2 anos atrás

Uma Audiência Pública no Senado da República proporcionará uma oportunidade de esclarecer muitos pontos de dúvida.
Ambos os lados terão oportunidade de apresentar seus argumentos e contraditar os do que pensam ao contrário.
Saúdo todos que não tem Medo da verdade e veremos se Ciro Gomes está certo ou errado!

Benhur
Benhur
2 anos atrás

A Boeing fez a sua parte na compra da Embraer, porém o brasileiro não sabe valorizar o seu produto em nada, foi assim com várias empresas que hoje se encontram na beira da falência ou com dívidas exorbitantes, não conheço de aviação, mais acredito que foi um tiro no pé a venda da Embraer comercial para a Boeing, se tenho uma empresa que gera receitas altíssimas e chega uma empresa querendo comprar por um preço bem abaixo do mercado tem alguma coisa errada nisso, isso é muito óbvio que só poucos iriam se beneficiar com essa venda. Não sou a favor do Ciro Gomes, em suas atitudes, mais por outro lado devemos sim como brasileiros procurar saber porque a venda desta empresa brasileira tão conceituada no mundo inteiro, com produtos feitos em primeira linha para o transporte de passageiros, com baixos índices de desastres em seus produtos , seja vendida, fundida ou qualquer outro termo que queiram dá , com valores bem abaixo do que ela gera anualmente em suas receitas, é isso que não entra ou penso que esteja errado e outra o controle acionário passar quase 100% para empresa compradora, se ao menos ficássemos com 51% desse referido controle ainda ia mais quase todo, tem algo muito errado nisso tudo. Nesse caso estou com o Ciro Gomes em esmiuçar essa venda, tem que ter argumentos mesmo.

Julian
Julian
2 anos atrás

A Embraer não foi vendida, ela foi doada.

João Cunha
João Cunha
2 anos atrás

Vcs querem as estatais e pra roubar e quebrar as estatais esses políticos ladrões

Felipe Mello
2 anos atrás

Ciro alerta sobre essa entrega e suas consequências faz tempo. Vender Embraer para Boeing tira emprego e renda do país! Só no RS teríamos uma fábrica de peças para um dos jatos fabricados pela empresa, agora esses empregos ficarão nós EUA. Essa é a política desse governo, vender tudo e virarmos um fazendão.

Pierre Bernstein
Pierre Bernstein
2 anos atrás

Decididamente NÃO sou partidário desse senhor que não passa de um politico retrógrado e ignorante. Nunca votei nem votaria nesse sujeito desmiolado, porém, a treta do governo doando a Embraer à Boeing é escandalosa e deve ser cuidadosamente revista mas não anulada. Sou a favor de parcerias nas quais mantemos a nossa identidade e força no mercado.

Marcus santos
Marcus santos
2 anos atrás

Ciro foi o único candidato que alertava sobre isso durante a eleição de 2018. Era a única chance que o Brasil tinha para sair da crise. Agora teremos que esperar até 2022 para desfazer todas as atrocidades deste atual governo e do anterior.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Crime de lesa pátria é a roubalheira que o partido dele, o PDT, fez no Ministério do Trabalho!!

Eduardo L. Abreu
Eduardo L. Abreu
2 anos atrás

Por mais que alguém duvide da conveniência da venda da Embraer Comercial para a Boeing, ficando com 20% apenas do capital, e também eu teria gostado de mais transparência, dada a importância econômica da empresa brasileira, não dá para ouvir este político populista e trapalhão, que quer fazer as coisas na base do escarcéu e sem nenhuma base em dados e informações da situação do mercado, da situação financeira em que a companhia estava, sem dinheiro suficiente para acompanhar o desenvolvimento de tecnologia necessário para se manter competitiva. Não esquecer que a Embraer tem aviões comerciais para o mercado de aviação regional e não comercial principal e que até agora só tinha enfrentado um rival, a Bombardier, que também não aguentou e vendeu sua aviação comercial para a Airbus. Não esquecer também que os japoneses, os chineses, os Russos desenvolveram aviões comercias para aviação regional e estarão em breve entrando neste mercado, o que certamente fará a lucratividade e capacidade de investimento da Embraer despencar. De modo que antes de espalhar as suas besteiras demagógicas, Ciro deveria ter vergonha na cara e tentar esclarecer as coisas em termos técnicos e econômicos e não fazendo escarcéu populista.

Lucas Hansen
Lucas Hansen
2 anos atrás

Graças a deus alguem ta abrindo o olho da população e mostrando essa “parceria” mentirosa que o monopolio da Boeing está fazendo! É um cartel infernal que domina o senado americano! Da Boeing não vem nada de bom, a proxima etapa é vender os KC-390 com o logo deles! Alem de tirar todas as fabricas Embraer do Brasil!

Julio Cordeiro
Julio Cordeiro
2 anos atrás

Sugiro aos indignados de ocasião verificar o quanto a Airbus pagou pela linha C séries a Bombardier…vejam e não voltem aqui pra passar vergonha!

Previous Post

Primeiro Airbus A321neo da Azul é flagrado na Alemanha

Next Post

Saab apresenta primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira

Related Posts
Total
0
Share