Cirrus aterra monomotores SR22 devido a problema no motor

Possível problema nos motores do SR22 e SR22T pode afetar cerca de 700 aeronaves produzidas entre 2021 e 2023
Cirrus SR22: aeronave é uma das mais avançadas da categoria (Cirrus)

Um dos maiores nomes da aviação geral, a fabricante Cirrus Aircraft, dos Estados Unidos, aterrou nesta semana os monomotores SR22 e SR22T depois de detectar um problema nos motores fornecidos pela Continental Aerospace.

O aterramento, por ora, é apenas para as aeronaves que pertencem à frota da Cirrus. No entanto, como informou o Flight Global, a empresa enviou um e-mail a todos os proprietários das aeronaves que pode ser afetadas pelo problema no motor.

“A Cirrus Aircraft foi informada pela Continental de um problema que afeta os motores dos modelos SR22 e SR22T da Cirrus Aircraft”, diz a fabricante no comunicado aos clientes. A empresa, porém, não forneceu detalhes sobre o possível problema nos motores dos aviões.

“Embora ainda estejamos trabalhando com a Continental para determinar o escopo do problema e a faixa específica de números de série das aeronaves afetadas, estamos tomando a decisão proativamente – com muita cautela – de pausar todas as operações de voo internas da empresa Cirrus Aircraft com os SR22 e SR22Ts fabricados de 1º de junho de 2021 a 7 de fevereiro de 2023 ”, acrescentou a Cirrus.

No período citado pela fabricante foram entregues ao redor do mundo cerca de 700 exemplares do SR22 e SR22T, segundo dados de frota da Cirium.

A Cirrus é conhecida por suas aeronaves equipadas com sistema de paraquedas de emergência (Divulgação)

Consultada pela publicação sobre o possível problema nos aviões da Cirrus, a Administração Federal de Aviação dos EUA, o FAA, respondeu que está “investigando o problema e avaliando os possíveis próximos passos”.

“A Continental está trabalhando proativamente com a FAA como um protocolo padrão para uma situação dessa natureza”, adicionou a Cirrus. “Não sabemos se a FAA escolherá emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade para este problema.”

“Prevemos que a Continental emitirá um Boletim de Serviço em um futuro próximo, que detalhará a gama específica de aeronaves afetadas, a causa raiz do problema e a ação corretiva”, concluiu a empresa.

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