COMAC confirma novo nome do avião ARJ21: agora ‘C909’

Fabricante estatal chinesa unificou nomes de suas aeronaves comerciais dentro do modelo “COMAC +”. Jato já teve 150 unidades entregues e recebeu novas encomendas em Zhuhai
O ex-ARJ21, agora C909 (COMAC)
O ex-ARJ21, agora C909 (COMAC)

A COMAC confirmou o rebatismo do jato regional ARJ21, que passa a ser referido agora como C909, conforme Airway revelou em 13 de outubro.

A mudança, anunciada no Airshow China 2024, em Zhuhai, segue em linha com a nova estratégia da fabricante de aviões chinesa, que unificou a nomenclatura de seus produtos dentro do padrão “COMAC+”.

O C909 é o primeiro avião comercial desenvolvido na China em muitos anos, após o fracasso do quadrimotor Shanghai Y-10 , uma espécie de cópia do Boeing 707.

O jato de até 90 assentos foi lançado em 2002, mas o primeiro protótipo só voou pela primeira vez em novembro de 2008.

Jatos comerciais da COMAC em Zhuhai
Jatos comerciais da COMAC em Zhuhai

A aeronave é baseada no McDonnell Douglas MD-95, embora incorpore uma nova seção dianteira e seja equipado com motores GE CF-34, os mesmos dos E-Jets de primeira geração da Embraer.

O primeiro avião entrou em serviço apenas em junho de 2016 com a Chengdu Airlines. Desde então, a COMAC já entregou 150 aeronaves e o ritmo de entregas tem crescido nos últimos anos, à medida que a linha de montagem é aprimorada.

Advanced Regional Jet

A mudança do nome era esperada desde o anúncio do C919, um jato comercial de fuselagem estreita, e do C929, primeiro widebody da planemaker chinesa.

O termo ARJ significa Advanced Regional Jet (Jato Regional Avançado) e a empresa previa o lançamento de mais variantes, além da atual, a ARJ21-700. Mas a COMAC parece mais focada em atender o mercado acima de 160 assentos, onde está a maior demanda na China.

O ARJ21 da Chengdu: primeiro voo para a Ásia Central
A Chengdu Airlines foi a cliente de lançamento do ARJ21, agora C909

Por enquanto, o agora C909 possui apenas um cliente externo, a TransNusa, da Indonésia, que voa com dois aviões.

A COMAC anunciou mais pedidos da aeronave durante a exibição. O grupo HNA fechou um acordo para 40 C909 além de 60 C919, enquanto a Guizhou Airlines assinou um pedido de 30 aviões do tipo.

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  1. O desenho é ótimo, facilita pois existe bom número de sobressalentes de “acessórios” em quase todos os aeroportos para atendimento de rampa, em uma matéria internacional da Aviation Commerce Magazine por exemplo foi mencionado que os garfos de push back dos DC 9/MD 80 são compatíveis com ele, bem como usinas de ar condicionado, partida manual(palito) e plug universal de energia 28KVA/400hz. Logo a disponibilidade de linha de produção é imediata, a demanda mundial por aeronaves eficientes é alta devido boa disponibilidade de linhas de crédito, o que também li é o isolamento acústico do cone de cauda que na época estavam trabalhando para melhorar, do resto uma máquina capaz.

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