Companhia aérea de Brunei deve se tornar segunda cliente estrangeira dos jatos da COMAC

Gallop Air assinou Carta de Intenção para 30 aeronaves, incluindo o ARJ21 em versões de passageiros e carga e também o C919
Executivos da Gallop Air e da COMAC assinam acordo (COMAC)

Os jatos ARJ21 e C919, produzidos pela COMAC, foram encomendados por mais uma empresa aérea fora da China, a Gallop Air, que é sediada em Cingapura, mas deverá operar a partir do Brunei.

O anúncio do acordo foi feito nesta semana e consiste em uma Carta de Intenção de aquisição de 30 aeronaves, ainda sem definição de modelos.

A Gallop Air, no entanto, disse que deve encomendar o ARJ21 nas versões de passageiro e carga bem como o novo C919, uma aeronave da categoria do Boeing 737 e do Airbus A320.

O ARJ21 é o primeiro jato comercial desenvolvido na China (Danny Yu)

A empresa aérea foi criada em 2021, mas ainda não iniciou serviços. O plano é lançar uma malha de voos a partir de Brunei, em apoio à Royal Brunei Airlines.

Assim como ocorreu com o primeiro cliente estrangeiro do ARJ21, a TransNusa, também a Gallop Air tem entre seus sócios um grupo chinês, o Shaanxi Tianju.

Brunei start-up airline becomes second foreign customer of COMAC jets

O grupo já chegou a anunciar o lançamento de uma nova transportadora, a Tianju Airlines e assinou uma carta de intenção em 2018 para 30 ARJ21, mas o projeto nunca saiu do papel.

O C919 entrou em serviço no começo de 2023 com a China Eastern Airlines, que possui os dois únicos jatos de produção em série entregues. A aeronave, por enquanto, só obteve a certificação de tipo chinesa.

Um dos protótipos do C919 (COMAC)

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