Conheça o balão “espião” da PM

Balões com câmeras de vigilância e à prova de balas podem permanecer no ar por três dias; equipamento será utilizado pela polícia do RJ nas Olimpíadas 2016
O balão-espião pode vigiar você de perto a uma distância de até 13 km (Altave)
O balão-espião pode vigiar você de perto a uma distância de até 13 km (Altave)
O balão-espião pode vigiar você de perto a uma distância de até 13 km (Altave)
O balão-espião pode vigiar você de perto a uma distância de até 13 km (Altave)

Quatro balões com câmeras de vigilância são o novo recurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) para monitorar áreas com grande concentração de pessoas, como é esperado durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016, em agosto e setembro.

O novo equipamento, fabricado no Brasil pela Altave, no centro tecnológico de São José dos Campos (SP), pode permanecer no ar por até 72 horas e rastrear pessoas a até 13 km de distância. Em operações noturnas, o balão aciona câmeras de longo alcance com infra-vermelho. Segundo o fabricante, o “balão-espião” pode alcançar até 300 metros de altitude.

“O balão de monitoramento, como gostamos de dizer, é um complemento às operações de helicópteros, drones e torres de vigilância. A vantagem do balão é sua autonomia, que permite mante-lo no ar de forma persistente”, explicou Leonardo Mendes Nogueira, diretor da Altave, em entrevista ao Airway. Os balões e treinamento custaram 24,5 milhões ao estado do RJ.

Segundo Nogueira, o balão pode ser preparado para decolar “em menos de uma hora” e seu interior é inflado com hélio. Durante as ações, o equipamento é preso a um cabo de ancoragem, por onde também correm as fiações de controle.

O modelo adquirido pela PMERJ é o Altave “Tuiuti”, que além de nome de passarinho também é como eram chamados os primeiros balões militares do Brasil, durante a Guerra do Paraguai.

Balão blindado

Já viu balão que resiste a disparos de armas de fogo? O balão da polícia carioca pode suportar até tiros de metralhadora. “Ele tem duas camadas de proteção. A externa é feita com nylon ‘ripstop’ e a interna é um plástico especial que possui capacidade de armazenar gás”, explica Nogueira.

Clique na imagem para ampliar (Infográfico -Altave)
Clique na imagem para ampliar (Infográfico -Altave)

Esse tipo de balão já foi utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos em ações no Afeganistão e no Iraque, também em funções de vigilância. Outras nações que utilizam e produzem balões militares são Israel, Rússia, China, França e Índia.

“O balão cabe em um carro grande, como uma Blazer”, exemplificou o diretor da Altave. “A operação mais simples pode ser realizada por um notebook, o sistema de ancoragem e um inflador”, finaliza.

A empresa também oferece balões de monitoramento (sem blindagem) para o setor agropecuário.

Confira no vídeo abaixo o balão “Tuiuti” em ação:

Veja mais: Avião solar não-tripulado vai coletar dados na Amazônia

Fonte: ALTAVE

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo RDF:.
Paulo RDF:.
5 anos atrás

Ok o balão é blindado mas e os equipamentos ? Será que suportam tiros de bazuca e balas incendiárias ( ou ninguém pensou nisso ainda ? ) ???

Marco
Marco
5 anos atrás

Se esse é um equipamento de segurança, gostaria de saber qual o motivo pra essa informação ser noticiada pra população, pros bandidos ficarem sabendo, só pode! Na verdade gastaram dinheiro com uma tralha que não serve pra nada, vão filmar pra passar na globo? É igual as centrais de monitoramento, não serve pra quase nada!

Josue
Josue
5 anos atrás

É a prova do desprezo com a segurança da população. Esse balão já foi usado em 2004 no Rio e só agora, com as Olimpíadas, voltam a contratá-lo.

Juca castor
Juca castor
5 anos atrás

Pessoal me desculpe mas vocês são muito burros! Este é o tipo de notícias que não deve ser dado! Estão entregando o ouro pros bandidos!

frederico
frederico
5 anos atrás

tem um video com alguem testando a blindagem

SSS
SSS
5 anos atrás

PAIS FAVELADO CORRUPTO QUERENDO SE DAR UMA DE PRIMEIRO MUNDO .. OS GRINGOS FORAM A LUA EM 1969 . ELE DEVEM ESTAR RINDO AGORA !!!!!!!!!!!! SER PAIS POBRE E MEDIOCRE É UMA DESGRAÇA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos Heredia
Carlos Heredia
5 anos atrás

Esse equipamento tem transpônder ? Se vai estar no espaço aéreo, dita a lógica que os órgãos do DECEA deveriam ter conhecimento e coordenação !

felipe
5 anos atrás

vamos ver se vai funcionar , já vi muita coisa neste país , a unica coisa que eu vi que funcionou foi uma escuta escondida no site http://www.lojadeespionagem.com.br que comprei

lucas
5 anos atrás

Não vai fazer barulho , e vai ficar quaze invisível a olho. 24 m bem gasto.

stefano
stefano
5 anos atrás

tinha que colocar fuzil para atirar também, só filma não vai adianta, pra mim é muito dinheiro desperdiçado

robert
robert
5 anos atrás

bom , desde que eu saiba balões são proibidos !!!

Marcos F
Marcos F
5 anos atrás

Windows XP é mancada hem…

Nei1006
Nei1006
5 anos atrás

Tá mais de que isso adianta, se até hoje os traficantes MANDAM no Rio de Janeiro, cujo estado este [des]governador aliado da Dilma quebrou!. Onde estão os hospitais e remédios, salários dignos e atendimento a população que paga seus impostos. Comprar balãozinho não vai encher a barriga de ninguém, oportunidades de empregos e desenvolvimento do Estado sim. Também, de nada adianta aumentar impostos, como fez esse [des] governo para suprir a sua incompetência na gestão pública. Tenha dó!!!!! balãozinho……..

Denis
Denis
5 anos atrás

Parabéns pela iniciativa da PMERJ. Todas as medidas adotadas para identificar criminosos são sempre válidas.
Balões são estruturas de elevada confiabilidade, fáceis de operar e de baixo custo. Deveriam ser mais usados atualmente.
Uma pena que em nosso país a educação limite a maioria das pessoas a tecer comentários como os demais. São analfabetos funcionais querendo se convencer que são especializados em alguma coisa.
Um dia isso vai mudar.

ADRIANO
ADRIANO
5 anos atrás

BLINDADO PARA VOAR NO RIO ? SÓ SE FOR UM CAVEIRÃO VOADOR E OLHE LÁ, E SÓ A 300 METROS DO SOLO ? NÃO VAI DURAR UMA SEMANA ISSO SE PASSAR DO PRIMEIRO DIA !
PRA VOAR SOBRE FAVELAS “CARIOSCAS” SÓ SE FOR A MAIS DE MIL METROS DE ALTITUDE, FORA ISSO SÓ HAVOC OU APACHE PRA “PASSEAR” TRANQUILO EM CERTAS REGIÕES DA CIDADE MARAVILHOSA !

Kleber Castro de Sousa
Kleber Castro de Sousa
5 anos atrás

Achei muito bom ele voar a 13Km de distância, pois são poucos mísseis portáteis que tem autonomia para acertar um alvo nessa distância, acho que nem um míssil stinger tem tanta autonomia para atingir-lo, e a menos que se tenha provas de algum teste filmado comprovando que tal balão suporte tiros de fuzil .762, seria mais plausível noticiar que ele conta com a distância como proteção.

Previous Post
A Azul conta atualmente com cinco jatos Airbus A330 (Thiago Vinholes)

Azul vai voar para a Europa

Next Post
A Latam, ainda como Tam, foi um dos primeiros operadores do A350-900 (Airbus)

TAM vai voar para a África do Sul

Related Posts