Conheça o cemitério submerso de aviões da Segunda Guerra
Fotografa documenta aviões da marinha americana abandonados no Pacífico e que permanecem a 40 metros de profundidade


Janeiro de 1944. A Segunda Guerra Mundial já vivia o momento da virada em favor dos Aliados, mas no Pacífico Estados Unidos e Japão ainda seguiriam no conflito por muito tempo. Foi quando ocorreu a Batalha de Kwajalein, um atol próximo às ilhas Marshall.
Os americanos bombardearam vários navios japoneses ancorados na região, numa ofensiva para controlar a região, estratégica para pôr fim à guerra. O ataque foi bem sucedido e as perdas de aeronaves, mínimas, mas o que explica tantos aviões repousando no fundo do mar?
A razão é para deixar de cabelos em pé qualquer admirador de aviões. Após o conflito e sem condições de levar parte da frota de aeronaves de volta aos Estados Unidos, a marinha americana decidiu lançar uma parte deles ao mar. Isso mesmo, aviões em condições perfeitas de voo.
Veja mais: Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião “inquebrável” e até champanhe

O cemitério de aviões havia sido esquecido até que Brand Mueller, um marinheiro que fez parte da guarda costeira americana, mergulhou na região e fez imagens submersas de 150 aviões que hoje repousam a cerca de 40 metros da superfície – em um local ainda controlado por militares.
Confira a seguir algumas imagens de Mueller e veja mais delas aqui.