Conheça os aviões mais rápidos de todos os tempos

De protótipos a aeronaves militares operacionais, projetos já voaram a mais de 7.000 km/h
Aviões mais rápidos de todos os tempos
Aviões mais rápidos de todos os tempos

10 – F-111 Aardvark

O General Dynamic F-111 "Aardvark" - 2.655 km/h
O General Dynamic F-111 “Aardvark” podia voar em altíssima velocidade e lançar bombas com precisão (USAF)

O General Dynamic F-111 “Aardvark” foi um dos bombardeiros a jato mais utilizados da história e conhecido pela precisão de seus ataques em alta velocidade. Estreou em 1964 e atingia 2.655 km/h. Os EUA usaram esse avião em praticamente todos os conflitos em que se envolveu na década de 1970 até 1990. Além dos EUA, também serviu na Austrália, onde foi retirado de serviço em 2010.

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  1. Na área comercial só o Concorde? Já ouviram falar do Tupolev Tu-144? Ele foi lançado antes do Concorde 😉

  2. Se não em engano, pois eu o vi, o SU-27 ainda está em operação na Força Aérea Ucraniana, agora modernizados. Inclusive, nessa imagem, podemos ver a Tryzub (brasão das armas da Ucrânia) nesse SU-27.

  3. dá pra ir de São Paulo pra orlando no USA, na Disney, em menos de 1 hora. Mas rápido que ir pro guarujá, minha mulher vai me pedir pra eu comprar um desses pra levar minha filha pra disney, pois ela adora a disney.

  4. O Sukhoi T-4 “Sotka” foi construído para ser o rival do XB-70 Valkyrie. Feito todo em titânio, voou pela primeira vez em 1972, chegou a Mach 3.0 e não entrou na lista. Ou seja, desbanca fácil o F-111 Aardvark, o F-15 Eagle e o Tupolev Tu-144. Abraço.

  5. Caro Ricardo,

    O Sukhoi T-4 foi projetado para voar a até 3.200 km/h, mas o avião de fato nunca alcançou essa velocidade nos testes realizados. O projeto foi considerado inviável e acabou cancelado em 1974.

    Abraço!

  6. Boas!

    Faltou mencionar o b-58 hustler, que nao teve registrado a velocidade maxima. de nova york ate paris, se nao me engano foi de 3.40 hs

  7. De fato, caro Marcelo, o Tupolev Tu-144 foi lançado antes do Concorde e, espero que você saiba o porquê.

    Explodiu sobre a cidade de Moscou no dia da sua inauguração deixando um rastro de mortes muito grande. Foi concebido através da espionagem de uma “planta falsa” liberada graciosamente pelo consórcio Anglo-Francês no momento em que perceberam que estavam sendo espionados…

  8. CURIOSIDADE – Inclusive o SR-71 Blackbird não era para se chamar SR e sim RS, senão me engano foi o presidente Kennedy que se equivovou ao anunciar a aeronave, trocou as letras.

  9. Pra mim, o SR-71 é icônico em todos os sentidos. Tanto que se tornou o Black Bird dos X-Men, nas HQs.

  10. Muito boa a lista, porém acho que o X2 e o X15 não deveriam estar nela, pois se tratam de foguetes, ou seja, não utilizam ar atmosferico para a combustão.

  11. Acho interessante ressaltar que o SR-71, praticamente o único avião “de série” a bater o MIG-25/31, era quase uma nave espacial. A preparação de voo durava horas, os custos operacionais eram altíssimos e os pilotos tinham que usar traje espacial, ou seja, era mais para nave espacial do que para avião… ah, e apenas alguns foram construídos… enquanto isso, os MIGs 25/31 eram quase tão rápidos quanto os SR-71, porém, com uma preparação de voo de 45 minutos, pilotos “normais” e um custo operacional compatível à qualquer outro avião de caça… ah sim, e foram construídos às centenas e inclusive estão em operação em vários países, e terão ainda pelo menos mais umas duas décadas de “vida”… enfim, como sempre, os EUA com seus projetos megalomaníacos, caríssimos e pouco eficientes, enquanto que a Rússia com seus projetos relativamente mais simples, infinitamente mais baratos e altamente eficientes…

  12. O SR-71, “Blackbird”, foi um prodígio da indústria aeronáutica dos EUA.
    Concebido pelo gênio Clarence “Kelly” Johnson nos anos 60, o mesmo projetista do P-38 Lightning na II WW e do U2, era insuperável na época mas nunca foi um avião de combate e sim espião. Voava desarmado.
    Eu o conheci pessoalmente já no final de carreira no final dos anos 90 na base aérea de Vanderberg, Lompoc, Califórnia, pois estudava em Palo Alto e foi paixão a primeira vista !
    Enorme, todo negro, aquele design inconfundível e aquelas turbinas incríveis, num perfil maravilhoso.
    Alcançava tamanha altitude que quase entrava em órbita. Uma missão típica era decolar da base de Incirlik, na Turquia e pousar na Suécia, mapeando quase 20% do território da antiga URSS. Nunca foi derrubado !
    Era tão difícil de pilotar e voava tão rápido que se acaso pousasse com combustível, este vazava, pois a superfície do avião se modificava a cada voo !
    25% foram perdidos por problemas de pilotagem e falhas técnicas, mas permanece ainda hoje como o avião mais rápido já fabricado e isto, na década de 60…
    SR-71, the best, forever on our minds !
    Paul

  13. Na verdade o X-1 (que rompeu a barreira do som em 1947), o X-2 e o X-15 foram aeronaves projetadas pelos cientistas alemães entre 1941-1945. O X-15 por exemplo é na verdade uma V-2 com aletas e uma cabine. Foi uma ideia de von Brau para que o homem pudesse ir ao espaço ainda na década de 40.

  14. Em 1967 existia North American X-15, atingiu incríveis 7.273 km/h vcs acham que na área militar dos EUA e RUSSIA não existe avião ou sei lá o que muito mais rápido que isso.

  15. O SR 71, era tão avançado para a sua época , que a partir do seu lançamento é que começaram a surgir os boatos de aproveitamento de tecnologia alienígena por militares americanos.

  16. Alexandre, YF-12 era um protótipo de caça interceptor sim e não o protótipo do SR-71. Se tivesse entrado em operação iria transportar três mísseis de longo alcance Eagle, alojados em três compartimentos na fuselagem. Esses mísseis eram muito parecidos com o AIM-54 Phoenix, usados no F-14, aliás, estes últimos são derivados do Eagle. O YF-12 e o SR.-71 são por sua vez derivados do A-12, que foi o primeiro a fazer vôos clandestinos sobre a URSS por conta da CIA, ele era o mais rápido da família e levava somente um tripulante. Dele também foi derivado o M-12, biplace, que transportava “nas costas” o drone de reconhecimento D-21.

  17. Srs, o X1 não era um avião a jato, nunca foi produzido em série e existem controvérsias a respeito dos seus resultados.
    Era um foguete ! Ou seja, não aspirava o ar para sua combustão, como todos os jatos.
    Foram produzidos poucos, não mais de 6 e 3 nunca voaram por notórias deficiência e insegurança.
    Os resultados foram também inexpressivos. Afora recordes de velocidade (afinal, era um foguete…) pouco acrescentou em termos de motores, sistema de vôo, técnicas de projeto e engenharia construtiva e principalmente de aerodinâmica.
    O projeto foi descontinuado justamente por parcos resultados e seu fabricante, a BELL, sumiu do mapa, afora produzir uns poucos modelos de helicóteros…
    Esta é a realidade !
    Paul

  18. Estive no Museum of Flight, em Seattle, onde há um SR-71, e inclusive um cockpit de outro SR-71, este que se acidentou…tive o privilégio de sentar-me neste cockpit! Na verdade, qualquer um pode fazê-lo, recomendo muito uma visita, se estiver próximo a Seattle.
    Segundo a gentil voluntária que me contou inúmeros detalhes interessantíssimos sobre a aeronave, da parede do cockpit até o final se aloja o enorme tanque de combustível, algo como que 80% do comprimento do avião! Impressionante…
    Quando foram descomissionados, o orçamento da USAF reduziu-se em 1/3, tamanhos eram os gastos com manutenção e combustível!

  19. Os americanos só figuram como aeronaves experimentais, mas na prática, os mais velozes parece ser os caças russos, que além de rápidos, são baratos.

  20. E emprecionante ver essas inovacoes de dia a dia, querendo ainda encorajar-los a desenvolver ainda, mas peco dentro das possibilidades montar como forma de espansao as industrias aernaticas em alguns paises africanas de forma a desenvolver este continente.

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