Crash-test: NASA simula queda de eVTOL

Agência espacial dos EUA diz que os dados dos testes de colisão serão compartilhados com fabricantes de eVTOLs
Ouch! Mocape do eVTOL testado pela NASA após a queda simulada (NASA)

A NASA concluiu recentemente um teste de colisão com um mocape de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O ensaio foi conduzido nas instalações do Landing and Impact Research (Pequisas de Pouso e Impacto) no Centro de Pesquisas Langley, em Hampton, no estado de Virgínia.

O “crash test” faz parte do projeto Revolutionary Vertical Left Technology (Tecnologia Revolucionária de Elevação Vertical), um esforço da NASA no contexto do programa Advanced Air Mobility (Mobilidade Aérea Avançada), que estuda o conceito dos eVTOLs.

“O teste foi um grande sucesso para a equipe de resistência a acidentes em Langley”, disse Justin Littell, assistente de pesquisa do Ramo de Dinâmica Estrutural de Langley. “Testamos com sucesso o conceito de eVTOL representando um veículo para seis passageiros, asa alta e múltiplos rotores, obtendo mais de 200 canais de dados e coletando mais de 20 visualizações de câmeras a bordo e externas.”

De acordo com a NASA, o objetivo dos testes de colisão é ajudar a indústria a desenvolver um sistema de transporte aéreo urbano seguro e entender como essas futuras aeronaves poderão se comportar no cenário de um acidente. Os dados colhidos nas provas serão usados para refinar as técnicas de modelagem das aeronaves e relatados aos fabricantes de eVTOLs.

O experimento, que consistiu em elevar o mocape do eVTOL com um guindaste e depois soltá-lo em direção ao chão, foi executado com diferentes configurações de assentos e manequins de testes de colisão em tamanhos variados. Segundo o pesquisador da NASA, os resultados do teste, embora preliminares, já demonstraram dois eventos importantes.

O primeiro efeito da queda simulada do eVTOL analisado pela agência norte-americana foi o piso esmagado conforme o planejado, ajudando a absorver o impacto da colisão no bonecos de teste. O segundo evento foi o colapso da estrutura do mocape, que praticamente rachou ao meio.

Experimento foi captado 20 câmeras de vídeo em vários ângulos (NASA)

“Nossos modelos computacionais de pré-teste fizeram um bom trabalho prevendo a deformação composta até a falha estrutural. No entanto, os modelos computacionais não previram o colapso geral como visto no teste”, disse Littell.

Uma nova rodada de testes de colisão de eVTOLs será realizada até o final de 2023, informou a NASA. Os primeiros “táxis voadores” ou “carros voadores”, como são chamados esses novos veículos, devem entrar em operação comercial em meados de 2026. Está é, por exemplo, a previsão estipulada pela Eve, divisão da Embraer que atua nesse segmento.

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