Cubana de Aviacion reassume um jato russo Tupolev Tu-204

Aeronave estava em manutenção na Rússia desde 2019 e retornou à Havana em 18 de setembro com pintura renovada
O Tu-204 antes da reforma (DomodedovoSpotters)

A companhia aérea estatal Cubana de Aviacion recuperou um dos seus quatro jatos Tupolev Tu-204 nesta semana. O jato de corredor único estava em manutenção na Rússia desde 2019 e foi enviada dias atrás para Havana, capital do país caribenho.

A aeronave de matrícula CU-T1702 havia sido entregue pela Ilyushin Financing em 2007 em regime de leasing junto a outro modelo idêntico, de matrícula CU-T1701.

Ambos voaram até 2016 quando foram retirados de serviço, supostamente por falta de peças de reposição. A Cubana conseguiu colocar o jato CU-T1702 em condições mínimas de voo em julho de 2019 para enviá-lo à Ulyanovsk, na Rússia, onde foi fabricado.

Desde então, a aeronave de 186 assentos passava por uma manutenção bastante profunda e que parece ter sido concluída apenas em setembro, quando o Tupolev voltou a realizar voos de checagem na região.

Cubana de Aviación takes back a Tupolev Tu-204 jet

Em 17 de setembro, o Tu-204 decolou em direção à Reiquiavique, na Islândia, para uma escala técnica, seguindo para Gander, na Ilha da Terra Nova, no Canadá, para novo reabastecimento, até chegar à Havana no dia seguinte.

Lá, a aeronave foi fotografada com uma nova esquema de pintura da Cubana incluindo um tom azul na barriga do jato.

A Cuabana também tem dois Tu-204 cargueiros e que estão sem voar (BriYYZ)

Substituto de jatos ocidentais

Ainda não está claro quais são os planos da Cubana para o jato recuperado, mas diante da ausência de aeronaves em condições de voo – há apenas um ATR ativo, segundo o Planespotters – é de se esperar que o Tu-204 logo seja colocado em serviço.

A Cubana também tem dois Tu-204 cargueiros, recebidos no final da década de 2000 e que estão fora de serviço há vários anos.

O Tu-214 é uma aeronave com porte e desempenho semelhantes ao do Boeing 757 (UAC)

O Tu-204 é um jato de corredor único com capacidade para até 210 passageiros equipado com velhos turbofans PS-90 e que está em produção desde 1990 em pequenas quantidades.

A variante Tu-214, produzida pela Aviastar, voltou a aparecer nos planos da United Aircraft Corporation (UAC) após as sanções comerciais do Ocidente motivadas pela invasão russa à Ucrânia.

Dentro do plano, várias companhias aéreas russas encomendaram a aeronave para suprir a lacuna aberta pela proibição de importação de jatos da Airbus e Boeing.

Total
0
Shares
Previous Post

NetJets fecha pedido recorde 1.500 jatos executivos Cessna Citation com a Textron

Next Post

Companhia aérea Maldivian adquire mais dois ATR 42-600

Related Posts
Total
0
Share