Dois Airbus da LATAM se chocam no solo em Congonhas

Ponta da asa de um A320neo acertou a cauda de um A319 da companhia aérea que estava chegando à ponte de embarque, causando danos significativos em ambos aviões
Cauda do A319 PT-TMA da LATAM (Redes sociais)
Cauda do A319 PT-TMA da LATAM (Redes sociais)

A LATAM teve um duplo prejuízo com aeronaves que colidiram no solo na manhã desta terça-feira, 3, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O jato Airbus A320neo de matrícula PR-XBG estava deixando o terminal de passageiros por volta de 8h24 quando a ponta da asa direita atingiu a cauda do Airbus A319 de registro PT-TMA.

O choque foi gravado por uma câmera de segurança do aeroporto e mostra o A319 ‘saltando’ enquanto a asa do A320 oscila após o contato (veja abaixo).

A ponta da asa direita do A320neo PR-XBG (Redes sociais)
A ponta da asa direita do A320neo PR-XBG (Redes sociais)

Imagens que circulam nas redes sociais mostram danos significativos em ambos os jatos.

A asa direita do A320neo, que possui winglets, ficou bastante danificada e aparentemente desalinhada. O A319 teve a APU, a unidade auxiliar de potência avariada.

O jato PT-TMA iria assumir o voo LA3176 com destino a Campo Grande, já o A320neo PR-XBG se preparava para seguir para Brasília no voo LA 3004.

Ambos os aviões foram recolhidos e substituídos por outras aeronaves.

Questionada por AIRWAY sobre o incidente, a LATAM enviou a seguinte nota:

“A LATAM registrou nesta terça-feira (3/12) contato em solo entre duas aeronaves que realizavam taxiamento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. 

O evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, que foram desembarcados normalmente e em total segurança. As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia. A LATAM colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento.

A LATAM lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”

Previous Post
MiG-21 croata

Caça da Guerra Fria, MiG-21 deixa de patrulhar os céus da Europa

Next Post
C-390 com configuração de patrulhamento marítimo

FAB vai avaliar o C-390 Millennium como aeronave de patrulhamento marítimo

Related Posts