A LATAM teve um duplo prejuízo com aeronaves que colidiram no solo na manhã desta terça-feira, 3, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O jato Airbus A320neo de matrícula PR-XBG estava deixando o terminal de passageiros por volta de 8h24 quando a ponta da asa direita atingiu a cauda do Airbus A319 de registro PT-TMA.
O choque foi gravado por uma câmera de segurança do aeroporto e mostra o A319 ‘saltando’ enquanto a asa do A320 oscila após o contato (veja abaixo).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram danos significativos em ambos os jatos.
A asa direita do A320neo, que possui winglets, ficou bastante danificada e aparentemente desalinhada. O A319 teve a APU, a unidade auxiliar de potência avariada.
Um vídeo compartilhado com frequência mostra a dinâmica do incidente entre o A320neo PR-XBG, que seguia para Brasília no voo LA3004 e o A319 PT-TMA, que seguia para Campo Grande no voo LA3176.
Com danos no cone de cauda do A319 e no sharklet do A320neo, nenhum dos 2 seguiu voo. pic.twitter.com/DMqxUJKOnH
— Eric Breno ✈️🇧🇷 (@EBaviation) December 3, 2024
O jato PT-TMA iria assumir o voo LA3176 com destino a Campo Grande, já o A320neo PR-XBG se preparava para seguir para Brasília no voo LA 3004.
Ambos os aviões foram recolhidos e substituídos por outras aeronaves.
Questionada por AIRWAY sobre o incidente, a LATAM enviou a seguinte nota:
“A LATAM registrou nesta terça-feira (3/12) contato em solo entre duas aeronaves que realizavam taxiamento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, que foram desembarcados normalmente e em total segurança. As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia. A LATAM colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento.
A LATAM lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”