Dona da British Airways e Iberia perto de fechar novo pedido de jatos

Boeing e Airbus estão sendo consultadas sobre o fornecimento de aeronaves 737 MAX e A320neo, segundo Reuters
A320neo da Iberia (Airbus)

Após fazer um gesto de apoio em relação à Boeing há dois anos, quando assinou uma Carta de Intenção para encomendar 200 737 MAX, o Grupo IAG mudou de estratégia e está negociando não apenas com a empresa dos EUA como também a Airbus para um pedido de aviões de corredor único.

A encomenda, no entanto, deverá ser bem menor, de pouco mais de 50 aeronaves, disseram fontes para a Reuters.

O pré-acordo no valor de US$ 24 bilhões com a Boeing, assinado durante o Paris Airshow de 2019, acabou perdendo validade em meio aos problemas surgidos com a pandemia do Covid-19.

Desde então, o IAG trocou seu chefão Willie Walsh pelo espanhol Luis Gallego, que voltou ao mercado para negociar um acordo mais favorável para o grupo, que controla a British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus.

A British Airways já operou dezenas de Boeing 737 no passado (Aero Icarus)

O IAG possui uma frota de 590 aeronaves, a grande maioria fornecida pela Airbus. Somente a família A320 possui 362 jatos distribuídos pelas várias companhias aéreas do grupo.

A maior parte desses aviões possui uma idade bastante alta, o que se traduz em custos operacionais e de manutenção mais elevados.

A British Airways, por exemplo, já teve uma grande quantidade de jatos 737 no passado, mas retirou de serviço os últimos aviões entre 2014 e 2015. A escolha pela Boeing seria oportuna já que há excedentes de produção da série MAX após vários clientes desistirem do modelo.

Já a opção pela Airbus, tecnicamente mais atraente, envolve negociar a substituição de encomendas pendentes e opções já que a fila de espera por novas aeronaves da família Neo é bastante grande.

Apesar de planejar um acordo há tempos, o IAG só deverá precisar de novos aviões a partir de 2024, segundo seu diretor financeiro.

O Boeing 737 MAX 10: IAG chegou a assinar um carta de intenção de compra de 200 aviões

Total
23
Shares
Previous Post

Entregas de jatos executivos subiram 10% no ano passado

Next Post

Avião gigante ‘Roc’ realiza primeiro voo com trens recolhidos

Related Posts
Total
23
Share