Eficiente, Celera 500L é um estranho avião movido a óleo diesel

Com aerodinâmica impecável, aeronave tem consumo de combustível menor que de um SUV, mas ainda não está à venda
Celera 500L em voo. Aeronave executiva transporta seis passageiros (Otto Aviation)
Celera 500L em voo. Aeronave executiva transporta seis passageiros (Otto Aviation)

Ele tem um visual estranho, porém, há um importante motivo para isso. O Celera 500L parece um ovo, mas sua forma tem relação direta com sua proposta de eficiência energética baseada em aerodinâmica refinada e utilizando, quem diria, o óleo diesel como combustível.

O objetivo é ter longo alcance com o menor custo possível e isso se dá no Celera 500L por meio de um único motor. Desenvolvido pela americana Otto Aviation, o avião ainda é um conceito, mas promete revolucionar a aviação.

Com foco no mercado executivo, o Celera 500L é um monomotor turboélice que chama a atenção pela forma ovalizada de sua fuselagem, que chega a ser bem larga em comparação com a área alar das asas, bem estreitas e dotadas de winglets.

Com visual futurista, Celera 500L é um dos poucos aviões que apostam no diesel como combustível (Otto Aviation)

O Celera 500L usa o princípio do fluxo laminar para oferecer uma sustentação com menor arrasto aerodinâmico, reduzindo assim o consumo de combustível.

Outro ponto importante do Celera 500L é que seu perfil permite maior velocidade de cruzeiro com menor gasto de energia, nesse caso, o consumo de óleo diesel, o que permitiria reduzir os custos das viagens.

Seu motor é um V12 diesel de 500 hp, que não só fornece uma potência de decolagem desejável para o avião da Otto Aviation, mas garante um consumo de combustível menor por ser de ciclo Diesel.

O fluxo laminar permite menor arrasto aerodinâmico e consumo de combustível reduzido (Otto Aviation)

Este é o mesmo princípio usado no bimotor alemão Diamond DA62, porém, o Celera 500L consegue ser mais eficiente devido ao seu formato, onde são transportados seis passageiros, além de piloto e co-piloto.

Seu consumo de combustível é equivalente a 12,7 km/l de diesel, sendo isso menos que a média de um SUV como a Chevrolet Trailblazer ou a Toyota SW4, por exemplo.

O custo operacional do Celera 500L é de US$ 328/hora, considerado baixo na aviação executiva. No momento, a aeronave da Otto Aviation está em fase de certificação e deve entrar no mercado mundial até o fim de 2025.

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