Ele tem um visual estranho, porém, há um importante motivo para isso. O Celera 500L parece um ovo, mas sua forma tem relação direta com sua proposta de eficiência energética baseada em aerodinâmica refinada e utilizando, quem diria, o óleo diesel como combustível.
O objetivo é ter longo alcance com o menor custo possível e isso se dá no Celera 500L por meio de um único motor. Desenvolvido pela americana Otto Aviation, o avião ainda é um conceito, mas promete revolucionar a aviação.
Com foco no mercado executivo, o Celera 500L é um monomotor turboélice que chama a atenção pela forma ovalizada de sua fuselagem, que chega a ser bem larga em comparação com a área alar das asas, bem estreitas e dotadas de winglets.
O Celera 500L usa o princípio do fluxo laminar para oferecer uma sustentação com menor arrasto aerodinâmico, reduzindo assim o consumo de combustível.
Outro ponto importante do Celera 500L é que seu perfil permite maior velocidade de cruzeiro com menor gasto de energia, nesse caso, o consumo de óleo diesel, o que permitiria reduzir os custos das viagens.
Seu motor é um V12 diesel de 500 hp, que não só fornece uma potência de decolagem desejável para o avião da Otto Aviation, mas garante um consumo de combustível menor por ser de ciclo Diesel.
Este é o mesmo princípio usado no bimotor alemão Diamond DA62, porém, o Celera 500L consegue ser mais eficiente devido ao seu formato, onde são transportados seis passageiros, além de piloto e co-piloto.
Seu consumo de combustível é equivalente a 12,7 km/l de diesel, sendo isso menos que a média de um SUV como a Chevrolet Trailblazer ou a Toyota SW4, por exemplo.
O custo operacional do Celera 500L é de US$ 328/hora, considerado baixo na aviação executiva. No momento, a aeronave da Otto Aviation está em fase de certificação e deve entrar no mercado mundial até o fim de 2025.