Em primeiro voo, novo jato executivo Bombardier Global 8000 fez viagem de 7 horas

Jato de longo alcance baseado no Global 7500 é esperado no mercado no segundo semestre de 2025
Entrada em serviço do Global 8000 é aguardado para o segundo semestre de 2025 (Bombardier)

Presente na EBACE, feira de aviação executiva em Genebra, na Suíça, a Bombardier divulgou informações sobre o desenvolvimento do novo jato executivo de longo alcance Global 8000, cujo lançamento ocorreu no ano passado no mesmo evento.

Ao Flight Global, Stephen McCullough, vice-presidente sênior de engenharia e desenvolvimento de produtos da fabricante candense, disse que o primeiro protótipo completo do Global 8000 fez o voo inaugural na semana passada e a aeronave “teve um desempenho impecável”.

“No primeiro dia de testes (o Global 8000) realizou um voo de mais de 7,1 horas”, revelou McCullough. A Bombardier ainda não divulgou imagens do acontecimento.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A cabine do Global 8000 é projetada para transportar 19 passageiros (Bombardier)

Desde 2021, a fabricante do Canadá testava uma versão do Global 8000 adaptada a partir do Global 7500, modelo que serve de plataforma para o novo jato. Os dois aviões compartilham a mesma asa, fuselagem e motores GE Aerospace Passaport. As principais diferenças no modelo de última geração são as modificações do software de controle dos motores e adição de mais um tanque de combustível para prolongar o alcance de voo.

Segundo dados da Bombardier, o Global 8000 é projetado para transportar 19 passageiros em voos de 8.000 milhas náuticas (14.800 km) a velocidade de Mach 0,94 (1.173 km/h), embora possa voar ainda mais rápido – em 2021, o protótipo baseado no Global 7500 ultrapassou a barreira do som ao voar a Mach 1,015 (1.253 km/h). Como comparação, o Global 7500 tem alcance de 7.700 mn (14.260 km) e alcança Mach 0,925 (982 km/h).

Cockpit hi-tech do Global 8000: modelo usa os mesmos sistemas do Global 7500 com algumas atualizações (Bombardier)

De acordo com McCullough, a Bombardier está “no caminho certo para uma entrada em serviço bem-sucedida (do Global 8000) na segunda parte de 2025”. O executivo também frisou que o protótipo testado recentemente será o único modelo de testes na campanha de desenvolvimento do novo jato executivo, que já desponta como um dos mais avançados do mundo.

Total
0
Shares
Previous Post

Renovação de frotas na Ásia-Pacífico abre oportunidades para o Embraer E2

Next Post
LATAM Boeing 7879

LATAM Brasil ganha acesso a 42 destinos na África em parceria com a Airlink

Related Posts
Total
0
Share