Embraer apresenta nova geração do jato E190 E2

Aeronave para até 114 passageiros é avaliada em US$ 58,2 milhões; estreia comercial será em 2018
O novo Embraer E-190 E2 é o avião comercial mais avançado já desenvolvido no Brasil (Embraer)
Funcionários da Embraer durante apresentação do E190-E2: licença remunerada
O novo Embraer E-190 E2 é o avião comercial mais avançado já desenvolvido no Brasil (Embraer)
O novo Embraer E-190 E2 é o avião comercial mais avançado já desenvolvido no Brasil (Embraer)

Com direito cenografia, shows aéreos e muito champanhe, a Embraer apresentou nesta quinta-feira (25) a nova geração do jato de passageiro E190-E2, primeiro modelo da segunda geração da família E-Jets de aviões comerciais. O voo inaugural da aeronave está programado para o segundo semestre deste ano, com entrada em serviço por companhias aéreas prevista para 2018. A cerimônia foi realizada na fábrica da empresa em São José dos Campos (SP).

O E190-E2 apresentado é o primeiro dos quatro protótipos que serão usados na campanha de certificação, enquanto outros dois aviões estarão envolvidos na campanha do E195-E2 e três na do modelo E175-E2, cujas entradas em serviço estão programadas, respectivamente, para 2019 e 2020. O programa, lançado em junho de 2013, recebeu um investimento de US$1,7 bilhão e já tem mais de 640 pedidos (entre pedidos firmes e opções de compra).

“Hoje demos mais um passo para o futuro da aviação comercial da Embraer com a apresentação mundial da nossa segunda geração de E-Jets”, disse Paulo Cesar Silva, presidente da Embraer Aviação Comercial. “Tenho certeza que a partir deste evento, o interesse do mercado pelos E2 crescerá ainda mais, aumentando o sucesso comercial deste programa em todo o mundo”, completou.

Tecnologia de ponta

Quando chegar ao mercado, o E190 E2 será um dos aviões comerciais mais avançados do mundo e sem concorrentes com o mesmo nível tecnológico. A nova geração dos E-Jet tem motores com consumo de combutível mais baixo, o que aumenta a o alcance das aeronaves, e controles de voo totalmente “fly-by-wire” (FBW), tecnologia que eleva significativamente o nível de automação da aeronave.

As novas tecnologias presentes do E-190 E2 melhoram o consumo de combustível e comandos da aeronave (Embraer)
As novas tecnologias presentes do E-190 E2 melhoram o consumo de combustível e comandos (Embraer)

A Embraer também desenvolveu novas asas para os jatos da família E-Jet. O modelo E190 E2, por exemplo, ganhou cerca de cinco metros de envergadura, o que segundo o fabricante colabora para reduzir o consumo de combustível durante os voos.

Embora ainda inacessível, o interior do E190 E2 também terá algumas novidades. Como antecipou o fabricante, uma das principais alterações na cabine é o aumento dos compartimentos de bagagens. De acordo com a Embraer, cada passageiro poderá carregar uma mala pequena (bagagem de mão) a bordo da aeronave.

O E-190 E2 recebeu o tradicional banho de champanhe (Embraer)
O E-190 E2 recebeu o tradicional banho de champanhe (Embraer)

Maior alcance

A Embraer também anunciou pela primeira vez durante a apresentação do novo E190 E2 que o maior modelo da série, o E195 E2, terá alcance de voo superior em ao que já havia sido divulgado. As novas tecnologias presentes na aeronave, como os comandos FBW e os motores atualizados, vão oferecer uma redução de até 24% no consumo de combustível, permitindo uma autonomia de até 4.600 km – a previsão inicial era de 3.800 km.

Além disso, o E195 E2 vai poder transportar 12 passageiros a mais em relação ao modelo atual, com um total de 144 ocupantes. A nova aeronave terá 41,5 metros de comprimento, contra 38,6 m do E195 atual.

A Embraer já acumula mais de 600 pedidos por jatos da nova geração (Embraer)
A Embraer já acumula mais de 600 pedidos por jatos da nova geração (Embraer)

O E175 E2, o “caçula” da família E-Jets 2, também vai crescer: a aeronave terá 32,3 metros de comprimento, ante 31,6 m da linha atual. Essa alteração vai permitir incluir mais uma fileira de assentos, aumentando a capacidade do modelo para até 90 passageiros. Já o E195 E2 manteve as mesmas medidas e capacidade de ocupação (para até 114 passageiros), mas com incremento de autonomia de voo (de até 5.186 km).

Os E-Jets da Embraer são líderes na categoria de aeronaves com até 130 assentos, com mais de 50% de participação no mercado mundial. A fabricante brasileira já entregou mais de 1.200 jatos das séries E175, E190 e E195 para 70 clientes em 50 países.

Veja mais: Veja o novo jato E-190 E2 sendo construído

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  1. Estranhei a pouca divulgação deste evento como também estranhei a ausência de “winglets” ,pelo menos no protótipo. Este detalhe está associado à diminuição do arraste.Já que o objetivo é um 190 ainda mais econômico, qual a razão da ausência de algo que-supostamente-aumentaria ainda mais a economia de combustível?

  2. Parabens Embraer, espetacular (entre outros desenvolvimentos) o novo desenho da asa.
    Gostaríamos de maiores divulgações dessas novas aeronaves.

  3. Isso a mídia brasileira não mostra! Mas corrupção generalizada, culpar aos servidores públicos pela quebradeira do país, e novelas com cenários flavelistas e expondo o brasileiro(a) como um bando de sem vergonhas para os turistas acharem que aqui é terra de zona. Isso ela faz.

  4. Mantenha-os afastados das garras dos políticos e partidos brasileiros. Assim, a Embraer verá o sucesso, do contrário, somente prejuízos, roubalheira, corrupção e por fim: falência.

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