Embraer pode ter chegado perto da meta de entregas de aviões comerciais em 2023

Segundo dados preliminares, fabricante entregou ao menos 62 aeronaves no ano passado, um pouco abaixo da meta de 65 unidades
Jato E195-E2 (Embraer)

A Embraer tem lidado com problemas na cadeia de fornecimento além de dificuldades com os motores GTF, da Pratt & Whitney, entre outros aspectos e que acabam impactando na produção de seus jatos comerciais.

Em 2023, a situação persistiu e pode ter pesado no ritmo de entregas das aeronaves.

A empresa revelará seus números finais de 2023 em 30 de janeiro, incluindo a carteira de pedidos do 4º trimestre, quando poderemos confirmar ou não se a meta de entregar ao menos 65 jatos foi atingida – o objetivo mais otimista seria de 70 aeronaves.

No entanto, segundo dados preliminares levantados por Airway, a Embraer pode ter entregue 62 aeronaves comerciais no ano passado, portanto, muito perto da meta estabelecida.

A Porter Airlines recebeu 23 jatos E195-E2 em 2023 (PA)

O montante se refere a jatos que realmente voaram para seus clientes, e por isso constam de registros de voo. Contudo, como é sabido, as fabricantes de aeronaves muitas vezes fazem entregas apenas em documentos mesmo que o cliente não leve seu avião consigo nesse dia.

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Por essa razão, não será surpresa se a Embraer tiver entregado oficialmente alguns jatos a mais, mas que continuam parados em suas instalações.

Mais E2 que E1 pela primeira vez

O que se pode afirmar é que ao menos 25 E175 e 37 E195-E2 foram entregues no ano passado. No quarto trimestre, a Embraer teria entregue sete E175 e 16 E195-E2, um volume menor que no mesmo intervalo de meses de 2022.

Um dos seis E195-E2 recebidos pela Azul (Azorra)

Foram entregues seis E195-E2 para a Azul Linhas Aéreas, quatro para a Binter Canarias, quatro para a KLM Cityhopper e 23 para a Porter Airlines, a maior operadora de jatos E2 do mundo.

Quanto aos E175, um E175 foi enviado para a Envoy (American), oito para a Horizon Air (Alaska), 13 para a Republic Airways (United), dois para a SkyWest (Delta) e um para a africana Overland Airways.

Ao menos dois E-Jets estavam muito perto de serem entregues no ano passado, um E190-E2 que seria operado pela Madagascar Airlines (arrendado da Azorra), mas cujo contrato foi rescindido, e um E195-E2 para a Royal Jordanian, o primeiro de sua encomenda.

Oito Embraer E175 foram entregues para a Horizon Air, subsidiária da Alaska Airlines  (AA)

Mesmo que tenha conseguido atingir a meta oficialmente, a Embraer ainda está um tanto distante dos tempos pré-Covid, quando a primeira geração de E-Jets possuía muitos pedidos.

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Em 2016, por exemplo, a Embraer entregou 108 jatos comerciais, 90 deles do E175, muito popular nos EUA.

Ao menos uma previsão a empresa brasileira já acertou: 2023 foi o primeiro ano em que os E2 superaram as entregas dos E1.

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