Embraer conseguiu ampliar entregas de jatos comerciais no 3º trimestre

Segundo dados não oficiais, fabricante teria entregue 14 jatos, sendo cinco E175 e nove E195-E2. Total no ano pode ter atingido 38 aviões
Embraer E175 da Alaska Air entregue em setembro com pintura especial (AA)

A Embraer ampliou o número de aviões comerciais entregues no 3º trimestre de 2023, apontam dados apurados por Airway. A fabricante brasileira teria enviado aos seus clientes um total de 14 jatos, sendo cinco E175 e nove E195-E2, entre julho e setembro.

Caso seja confirmado, o volume é o mais alto para o período desde o início da pandemia Covid-19 e apenas três aviões a menos que em 2019.

No primeiro ano da crise sanitária, a Embraer conseguiu entregar somente sete aeronaves no 3º trimestre, seguido de nove aviões em 2021 e dez no ano passado.

No acumulado do ano, já seriam 38 jatos comerciais entregues, o que torna a meta de 65 a 70 entregas em 2023 factível.

A Porter Airlines já tinha 21 E195-E2 em serviço, a maior frota da 2ª geração de E-Jets (YYC)

Para atingi-la, faltariam portanto apenas 27 aviões para serem enviados aos clientes no 4º trimestre, período em que tradicionalmente há muitas entregas – em 2022, ela entregou 30 jatos nesse período.

Segundo os dados levantados, a Embraer enviou um E195-E2 para a Porter Airlines em julho, outros cinco aviões do modelo em agosto e três E195-E2 e cinco E175 em setembro.

Porter Airlines é a maior cliente do E2

Por cliente, teriam sido três E175 para a Republic Airlines (United Express), dois E175 para a Horizon Air (Alaska), dois E195-E2 para a KLM Cityhopper e sete E195-E2 para a Porter Airlines.

A transportadora canadense, aliás, é atualmente o maior operador de jatos E2 do mundo, com 21 aeronaves, total que inclui um avião entregue em 10 de outubro.

E195-E2 da KLM Cityhopper (Alan Wilson)

Como previsto pela própria fabricante, as entregas de aeronaves da família E2 tem superado os E1 pela primeira vez. No acumulado de janeiro e setembro foram 21 jatos da segunda geração contra 17 da primeira geração.

Em 2022, a Embraer conseguiu entregar 57 aeronaves comerciais, um pouco abaixo da meta de 60 unidades. Até 2017, a empresa conseguia entregar mais de 100 aeronaves por ano.

Os dados levantados por Airway são obtidos em sites como Airfleet e Planespotters e podem variar em relação ao relatório oficial da Embraer, que será divulgado em 26 de outubro.

Data Modelo Cliente Registro
1 25/07/2023 E195-E2 Porter Airlines C-GKQW
2 12/08/2023 E195-E2 KLM Cityhopper PH-NXR
3 16/08/2023 E195-E2 Porter Airlines C-GKQX
4 22/08/2023 E195-E2 Porter Airlines C-QKQY
5 25/08/2023 E195-E2 KLM Cityhopper PH-NXS
6 29/08/2023 E195-E2 Porter Airlines C-GKQZ
7 09/09/2023 E175 Horizon Air N661QX
8 13/09/2023 E175 Horizon Air N662QX
9 15/09/2023 E195-E2 Porter Airlines C-GZQC
10 22/09/2023 E175 Republic Airways N764YX
11 22/09/2023 E175 Republic Airways N765YX
12 22/09/2023 E195-E2 Porter Airlines C-GZQB
13 26/09/2023 E175 Republic Airways N766YX
14 29/09/2023 E195-E2 Porter Airlines C-GZQE

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