Embraer E190-E2 faz demonstração de pouso curto na Coreia do Sul

Jato simulou pouso no Aeroporto de Pohang em distância de apenas 1.066 metros. Embraer mira operar no novo Aeroporto da Ilha de Ulleungdo a partir de 2025 e que terá apenas 1.200 metros
O jato E190-E2 (Embraer)

A Embraer realizou um voo de demonstração com um jato E190-E2 a partir de Seul até o Aeroporto de Pohang, na Coreia do Sul. A novidade é que o jato com mais de 80 passageiros realizou um pouso simulado em apenas 1.066 metros de pista.

Trata-se de uma distância bem inferior ao da pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que é bastante restrita, com cerca de 1.300 metros de extensão.

A apresentação do jato brasileiro tem um motivo claro: comprovar sua capacidade de operar no futuro Aeroporto da ilha de Ulleungdo, a 120 km do litoral sul-coreano.

Com uma área total de 73 km, a ilha não possui aeroporto e os moradores e visitantes dependem do transporte marítimo para acessá-la.

Projeção do Aeroporto de Ulleungdo, na Coreia do Sul

O governo, no entanto, já iniciou a construção do aeroporto de Ulleungdo, que deve ficar pronto em 2025. O problema é que a pista será pequena, de apenas 1.200 metros de comprimento.

O E190-E2, inclusive sobrevoou a ilha antes do pouso em Pohang, para demonstrar também seu alcance, com combustível até o retorno a Seul.

A princípio, o objetivo é que apenas aeronaves com capacidade para até 50 passageiros operam no local, mas há um movimento para ampliar esse limite para 80 assentos – daí a Embraer ter demonstrado o E190-E2 com uma lotação parecida.

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A Embraer aproveitou a nova visita à Coreia do Sul para assinar um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo da Província de Gyeongsangbuk-do, com o objetivo de promover ações no segmento de aviação com a maior província do país.

Embraer assinou memorando com governo da maior província da Coreia do Sul

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