Próximo cliente da Embraer, Madagascar Airlines receberá primeiro E190-E2 em junho

Companhia aérea de Madagascar vai alugar três jatos E190-E2 da empresa de leasing Azorra
Maquete do E190-E2 da Madagascar Airlines

Maior ilha do continente africano, Madagascar contará em breve com transporte de passageiros por aviões da Embraer. Empresa aérea estatal do país, a Madagascar Airlines espera receber até o final de junho o primeiro E190-E2 em sua frota. A chegada do jato nessa data foi anunciada recentemente por representantes do Ministério dos Transportes malgaxe.

Em dezembro de 2022, a companhia africana confirmou um acordo para alugar três jatos E190-E2 da empresa de leasing Azorra, com entregas começando neste ano e terminando em 2024. É esperado que as aeronaves atendam trechos domésticos e arquipélagos próximos, como as Ilhas Maurício.

A decisão de contar com os E2 na frota da empresa estatal foi antecipada pelo presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, em outubro de 2022. Na época, o mandatário declarou que o país havia fechado uma parceria para adquirir os aviões da Embraer e também negociava a vinda de um Boeing 787-9 Dreamliner.

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Num tour por países da África no ano passado, a Embraer levou, em março, o E190-E2 para uma apresentação em Antananarivo, capital de Madagascar. Outro cliente do E2 no continente africano é a Air Peace, da Nigéria, com um pedido de oito jatos E195-E2.

E190-E2
O jato de demonstração E190-E2 “Tech Shark” da Embraer passou por Madagascar em março de 2022 (Embraer)

Asas de uma ilha

No mercado há mais de 60 anos, a Air Madagascar opera hoje com uma capacidade bastante limitada: a empresa tem apenas três turboélices ATR 72 em serviço.

A companhia malgaxe sempre voou com frotas enxutas, mas com aeronaves na medida de suas necessidades. Há alguns anos, a empresa operava em trechos de longa distância com grandes widebodies como o Airbus A340 e os Boeing 767 e 777 e voos curtos com jatos 737. A transportadora de bandeira de Madagascar teve até um Boeing 747-200 – entre 1980 e 1998.

Antigo Boeing 747-200 da Air Madagascar no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, em 1996 (Konstantin von Wedelstaedt/GFDL 1.2)

No ano passado, a empresa retirou seu único 737-800 da frota e desde então trabalha somente com o trio de turboélices (são dois ATR 72-500 entregues em 2005 e um 72-600, em 2015).

Ex-colônia da França e conhecido por sua paisagem paradisíaca, Madagascar é um destino que atrai muitos turistas da Europa. As principais empresas que fazem essa ponte aérea do Velho Continente para grande ilha africana são as francesas Air Austral e Air France, com voos do Aeroporto Charles de Gaulle de Paris.

Marcando a atração das companhias francesas por Madagascar, o noticiário local Madagascar Tribune informou na última semana o retorno da Corsair International para ilha neste ano, com partidas de Orly.

A publicação aponta o regresso da Corsair ao país como um boa notícia e critica as outras empresas francesas e a companhia da casa. “A Corsair já foi considerada uma alternativa para os viajantes que querem fugir do alto custo da Air France e da Air Austral ou do serviço ruim com um custo exorbitante da Air Madagascar”.

Quem sabe com os jatos da Embraer ajudem a melhorar a imagem da Air Madagascar.

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