Embraer entrega 5º “avião-radar” E-99M atualizado para a Força Aérea Brasileira

Baseado no jato regional ERJ 145, o E-99M é usado para Alerta Aéreo Antecipado, reconhecimento e monitoramento de fronteiras
Jato E-99M da FAB
Jato E-99M da FAB (Embraer)

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave EMB 145 AEW&C modernizada, informou a empresa.

O jato que serve como plataforma de Alerta Aéreo Antecipado, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo, é designado como E-99M na FAB.

Baseado no modelo regional de passageiros ERJ 145, o E-99 está em serviço desde 2001 e passa pelo processo de atualização desde o final da década passada. A aeronave tem realizado missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras, sobretudo na Amazônia.

“A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.

Jato E-99M da FAB (Embraer)

O E-99M teve o sistema de radar Erieye e Comando & Controle (C2) modernizado além de receber novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados, explicou a Embraer.

A aeronave também é operada pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.

Total
0
Shares
3 comments
  1. eu acho que como a Embraer é uma excelente empresa deveria criar um caça de 5 geração totalmente brasileiro, com tecnologia totalmente brasileira.
    É difícil sim , mas não impossível!!!

Comments are closed.

Previous Post

Aerolíneas Argentinas deve ser repassada aos funcionários, diz presidente eleito Javier Milei

Next Post

Prestes a dar adeus ao Hercules, FAB se prepara para receber 7º Embraer KC-390

Related Posts
Total
0
Share