Embraer KC-390 fez voo de demonstração com membros da Força Aérea da África do Sul

Aeronave é uma das alternativas avaliadas pelo país para aprimorar capacidade de transporte, hoje deficiente por conta da baixa disponibilidade de antigos C-130 Hercules
Membros do governo sul-africano embarcam no KC-390 (Departamento de Comunicação da SAAF)

Como havia sido anunciado pelo governo do país, a Embraer realizou uma apresentação do jato C-390 Millennium na África do Sul na sexta-feira, 24 de novembro.

A aeronave de demonstração de matrícula PT-ZNG chegou ao país no dia anterior e então voou para a Base Aérea de Waterkloof, onde foi recepcionada por autoridades da Força Aérea e de outros departamento de governo.

Foi realizada então uma apresentação das características do jato multimissão, seguida de uma coletiva de imprensa.

Na sequência, vários integrantes do governo sul-africano embarcaram na aeronave para um voo de demonstração. Segundo o General Rudzani Maphwanya, Chefe da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF), a visita do avião brasileiro marca apenas o início de uma fase de estudos em busca de uma solução para a Força Aérea.

A aeronave da Embraer na Base Aérea de Waterkloof (DC)

A África do Sul tem antigos C-130 Hercules em sua frota, mas os cortes orçamentários impedem que as aeronaves possam operar como esperado. Além disso, são versões bastante antigas e que precisariam de atualizações para continuar em serviço.

A Força Aérea pretende avaliar outras aeronaves, mas a possibilidade de uma cooperação com outro país membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) foi ressaltada por Maphwanya.

Não houve qualquer divulgação sobre quantidade de aeronaves planejadas, nem sobre uma proposta oficial, contudo. A presença de membros de outros setores do governo foi vista como uma forma de viabilizar uma encomenda já que o C-390 poderia prestar serviços variados como evacuação médica e combate a incêndios.

O jato brasileiro foi apresentado a várias autoridades do país (DC)

O nome da África do Sul como um potencial cliente do KC-390 apareceu em uma apresentação do Comandante da Aeronáutica durante visita ao Senado Federal no início do ano.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O KC-390 usado pela Embraer na visita foi cedido pela FAB onde receberá a designação FAB2852. A aeronave havia feito um tour pelo Oriente Médio, participando do Dubai Airshow e de lá teria feito outra apresentação na África, mas em Ruanda.

Total
0
Shares
1 comment

Comments are closed.

Previous Post

F-16 como favorito no lugar do chinês JF-17? Disputa por caça argentino ganha novos contornos

Next Post

Fábrica russa planeja entregar primeiros jatos ‘soviéticos’ Tu-214 em 2024

Related Posts
Total
0
Share