Embraer revê planos e vai focar apenas no cargueiro E190F
CEO afirmou que empresa primeiro vai introduzir o modelo menor no mercado antes de considerar a conversão do E195

O projeto de conversão “E-Freighter”, lançado pela Embraer em 2022, teve os planos alterados pela empresa.
Antes proposto para oferecer duas aeronaves, o programa focará apenas na versão E190F, revelou o CEO da empresa, Francisco Gomes Neto.
“Nossos planos são de introduzir esse produto [E190F] no mercado. É nisso que estamos focados”, disse o chefe-executivo da Embraer.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Se tudo funcionar bem, nós poderemos pensar em dar outro passo para o E195[F]”, acrescentou Gomes Neto, citando a versão maior e que poderá carregar até 14,3 toneladas de carga.

Conversão ‘passageiro para carga’
A Embraer lançou o programa E-Freighter há três anos, na onda do crescimento do comércio eletrônico causado pela pandemia do Covid-19.
O plano era aproveitar centenas de jatos E190 e E195 disponíveis no mercado para passarem pela chamada conversão P2F (Passageiro para Carga), assim como é feito com o Boeing 737-800BCF e o Airbus A320P2F.
Para esse fim, uma aeronave de passageiros é reconfigurada com a retirada de assentos, sistemas de oxigênio de emergência, bagageiros, galleys e outros equipamentos desnecessários.

O jato então recebe um piso reforçado, sensores de incêndio e, sobretudo, uma porta larga para carga na porção dianteira da fuselagem.
Convertido para carga, o E190F pode transportar até 13,5 toneladas em seu compartimento superior e inferior, uma capacidade intermediária entre um ATR 72F e um Boeing 737 cargueiro.
Avião único ainda não foi entregue
Três grupos fecharam acordos para a variante cargueira, as arrendadoras Nordic Aviation Corporation (NAC) e a Regional One além do Lanzhou Aviation Industry Development Group, da China.
Ao todo, 40 aeronaves foram encomendadas, mas até o momento apenas um E190F foi concluído, o de registro N986TA, que serviu como aeronave de demonstração e pertence à Regional One.
O avião, no entanto, está estacionado em São José dos Campos, sede da Embraer, desde 29 de março após um período em Belo Horizonte.

Segundo relatos, a demanda aquecida por aeronaves comerciais de segunda mão em meio aos problemas da cadeia de suprimentos de aviões novos pode ter reduzido o interesse pela conversão.
Em declarações recentes, executivos da fabricante afirmaram que o E190F seria entregue em breve e que o trabalho de conversão no futuro deverá ser repassado para empresas de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão), que podem oferecer o serviço por valores mais baixos.
complicado….. mio o bagulho?