Embraer tem meta complicada até dezembro: entregar 33 jatos comerciais

Até setembro, apenas 27 aeronaves haviam sido entregues. Fabricante mantém expectativa de enviar de 60 a 70 jatos comerciais aos seus clientes em 2022
Jato E175 (Embraer)

A despeito do ano fraco até aqui, a Embraer mantém a meta de entregar entre 60 e 70 jatos comerciais em 2022. A fabricante brasileira reafirmou a previsão em nota aos acionistas nesta segunda-feira, 14,  quando apresenta os resultados do 3º trimestre. Mais tarde, durante conferência com o mercado financeiro, executivos da empresa previram que o número pode chegar a 62 aviões.

Apesar disso, trata-se de um objetivo bastante difícil já que significa entregar ao menos 33 aviões no 4º trimestre – entre janeiro e setembro foram entregues somente 27 E-Jets.

O quadro é ainda mais desafiador já que até a metade do 4º trimestre há registros de apenas quatro jatos comerciais enviados aos clientes da Embraer – um E195-E2 para a Azul e três E175 para a Skywest.

Ou seja, restariam ao menos 29 aeronaves para serem entregues em 45 dias, ou quase um avião por dia útil.

A Porter Airlines receberá seus primeiros E195-E2 até o final do ano (Embraer)

Meta já atingida no passado

Vale lembrar que isso não é algo incomum para a Embraer, que já entregou mais de 30 aeronaves comerciais na reta final do ano. Em 2016, 2018 e 2019, por exemplo, ela conseguir entregar 32, 33 e 35 aviões, respectivamente.

No entanto, o cenário era diferente do atual, que passa por problemas na cadeia de suprimentos e clientes enfrentando falta de pilotos, como ocorreu com as regionais dos EUA Skywest e Republic.

Ambas são as maiores clientes de aeronaves comerciais da Embraer e recentemente tomaram medidas para frear as entregas do modelo E175. Enquanto a Skywest postergou o recebimento de alguns aviões, a Republic optou por reduzir sua encomenda em 31 aeronaves.

A Republic Airlines cortou 31 jatos E175 de seu contrato (RA)

Para conseguir atingir sua meta, a fabricante precisará não apenas do E175, seu avião comercial de maior sucesso, mas também do E195-E2, versão que tem a hoje a maior carteira de pedidos pendentes, com 188 aeronaves.

Segundo registros do Planespotters, três E195-E2 já realizaram voos inaugurais nos últimos meses, dois para a Porter Airlines e um para a Azul (matrícula PS-AEJ), e estão perto de serem entregues.

Há ainda várias outras aeronaves finalizadas e com registros provisórios para testes, mas que ainda não teriam voado. A grande maioria pertence à Porter e a Azul, atuais maiores clientes do E195-E2. Ainda assim, parece pouco provável que todos eles sejam entregues até o final de dezembro.

Certamente, as últimas semanas do ano serão agitadas em São José dos Campos.

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