Emirates já planeja receber primeiro Boeing 777X em 2026

Presidente da transportadora sediada em Dubai, Tim Clark afirmou em evento que novo widebody poderá chegar no final de 2025 ou no ano seguinte
A Emirates tem pedidos do 777-9, 777-8 e do 787
A Emirates tem pedidos do 777-9, 777-8 e do 787 (Emirates)

Há alguns executivos de companhias aéreas que são conhecidos pela franqueza em suas declarações, entre eles o CEO Michael O’Leary, da low-cost Ryanair, e Tim Clark, presidente da Emirates Airline.

Constumeiramente, eles fornecem previsões mais claras sobre entregas de aeronaves ou o status de alguns projetos. E foi Clark quem revelou uma nova previsão sobre a entrega do primeiro 777-9, widebody que a Boeing tenta colocar no mercado há anos.

Durante um encontro do evento Aviation Club em Londres em 29 de fevereiro, o presidente da Emirates afirmou que a companhia aérea já não conta com o 777X em outubro de 2025.

A data havia sido divulgada durante o anúncio da expansão da encomenda da aeronave de dois corredores durante o Dubai Airshow em novembro de 2023.

Tim Clark, presidente da Emirates Airline (EA)

Tim Clark, no entanto, disse que nem a Boeing sabe quando isso ocorrerá. “Pode ser no final do próximo ano, mas mais provavelmente no início de 2026,” afirmou, segundo a Flight Global.

A Emirates Airline é a maior cliente do 777X, tendo 205 pedidos da aeronave tanto da variante 777-9, de maior capacidade de passageiros, quando da 777-8 com autonomia maior.

Certificação de tipo sem prazo claro

A Boeing já realiza voos de testes e desenvolvimento do 777-9 desde janeiro de 2020 e conta com quatro aeronaves no programa.

Apesar disso, os problemas que a fabricante enfrenta em relação à segurança e a qualidade da sua linha de produção fizeram as agências de aviação civil endurecerem o processo de certificação.

Um dos 777-9 da Emirates na linha de montagem da Boeing
Um dos 777-9 da Emirates na linha de montagem da Boeing (Emirates)

A FAA passou a verificar cada item e não permitir que a própria Boeing realize algumas etapas do processo.

Diante das perspectivas de que a certificação de tipo irá demorar a ser concedida, a Boeing acabou pausando a produção da aeronave, só retomada no final de 2023.

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Até janeiro, a Boeing dizia ter 510 encomendas pela família 777X, 453 deles pedidos líquidos.

A indefinição parece ter influenciado algumas decisões de potenciais clientes, que acabaram escolhendo o rival Airbus A350 em encomendas recentes.

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