Emirates vai reciclar seu primeiro Airbus A380

Companhia aérea anunciou que jato de dois andares, entregue em 2008, terá parte de sua estrutura e componentes reaproveitada, incluindo a venda de itens de recordação
O primeiro A380 recebido pela Emirates: memorabília

Retirado de serviço em março de 2020, o A380 matrícula A6-EDA foi o primeiro jato do modelo a ser entregue pela Airbus à Emirates Airline. A companhia aérea, maior operadora da aeronave no mundo, decidiu reciclá-lo a fim de reduzir o impacto ambiental de seu desmonte.

Para isso, a Emirates fechou um acordo com a Falcon Aircraft Recycling, empresa localizada nos Emirados e que fará o trabalho de desmontar os aviões que forem aposentados para reutilizar a maior parte da estrutura e de seus componentes.

A intenção é aproveitar boa parte da cabine como o famoso bar e vendê-los como itens de recordação para fãs de aviação. Parte dos lucros será destinada à fundação mantida pela empresa aérea.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Falcon Aircraft Recycling neste projeto inédito. O fato de que todas as atividades de reaproveitamento serão totalmente executadas nos Emirados Árabes Unidos também mostra o forte ecossistema da aviação e as capacidades que o país construiu em sua curta história”, disse Sir Tim Clark, presidente da companhia aérea.

“Por meio dessa iniciativa, nossos clientes e fãs podem levar para casa um pedaço da história da aviação enquanto economizam materiais valiosos de aterros e contribuem para uma causa de caridade por meio da Emirates Airline Foundation. É uma solução de aposentadoria elegante e adequada para esta aeronave icônica e nosso carro-chefe,” concluiu.

O bar do A380 da Emirates (Altair 78)

Antes de ser desmantelado, o A380 A6-EDA teve componentes úteis, como motores, trens de pouso e controle de vôo retirados para serem utilizados em outras aeronaves. A Falcon contará com o apoio da Wings Craft para produzir e comercializar itens para serem vendidos nos próximos meses.

Veja alguns fatos sobre o A380 A6-EDA:

Entregue das instalações da Airbus em Hamburgo em: 28 de julho de 2008

Primeiro voo comercial: Dubai-New York JFK em 01 de agosto de 2008

Último voo comercial: Singapura-Dubai em 08 de março de 2020

Número total de voos: 6.319

Aeroportos visitados: 62

Total
1
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
francisca.rabelo327@unisantanna.edu.br
6 meses atrás

Achei sensacional a ideia criada.

Previous Post

Gol chegará a 460 voos diários em novembro, incluido a volta de destinos internacionais

Next Post

Caça Sukhoi Checkmate estará no Dubai Airshow

Related Posts